Até o final desta semana, 255 alunos do Eniac receberão seu material didático de forma inteiramente digital, em tablets. Os computadores portáteis, com tela sensível ao toque, serão entregues aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Técnico. No dispositivo, além das funcionalidades tradicionais, estarão as apostilas de todas as disciplinas ministradas durante o curso, que são desenvolvidas pelos próprios docentes do Eniac. O acesso à rede de internet sem fio, disponível em todas as instalações da instituição, é outra das vantagens dos equipamentos.
"Esse material, do Sistema de Ensino Eniac, já estava disponível online para os estudantes, mas era necessário ir ao laboratório para ter acesso a ele", explica o coordenador pedagógico da instituição, Daniel Lopes. "Agora, basta que eles estejam com os aparelhos em mãos para que acompanhem as aulas mais facilmente". A troca feita, segundo ele, foi de 255 conjuntos de apostilas em papel por 255 computadores, que serão usados, de maneira sustentável, durante três anos. Como todas as salas de aula são equipadas com projetores multimídia, o professor conduz a aula com um número bem maior de recursos didáticos. Nos anos seguintes, os alunos usam os tablets e, ao final do curso, levam os equipamentos para casa.
"Tomamos esta atitude como um conjunto. O material didático no nosso portal do conhecimento foi o começo, a internet sem fio foi o passo seguinte e agora os tablets completam esse ciclo", diz o diretor do Grupo Educacional Eniac, Ruy Guérios. De acordo com ele, um projeto piloto similar foi realizado no ano passado, com computadores em sala de aula, o que facilitou a aplicação do conteúdo e diminuiu as horas/aula necessárias para sua aplicação. "Com os computadores fazendo parte do cotidiano profissional, esse contato serve ainda para potencializar a capacidade dos alunos, inserindo-os no exigente mercado de trabalho de hoje", afirma. A expectativa da instituição é ampliar, com o tempo, o uso dos tablets para outros cursos.