Alunos do Colégio Novo Rumo receberam na manhã desta quinta-feira (2) a visita do autor de livros infanto-juvenis, Rogério Andrade Barbosa. O escritor participou de uma das ações do projeto “Leitura Solidária”, que tem como objetivo resgatar o hábito da leitura e incentivar a doação. Ao fim de um bate papo com estudantes, foi inaugurada a “Geladeira Literária”, fruto de um projeto desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental 2.
O encontro entre os leitores e o autor aconteceu no anfiteatro da escola, onde os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o escritor e suas inspirações para escrever seus títulos. Por fim aconteceu um bate papo descontraído, quando os alunos puderam tirar suas dúvidas e receberam autógrafos.
O projeto surgiu a partir do tema escolhido pela escola para a realização de ações durante o ano letivo de 2016: “Futuro com Responsabilidade Social”. Entre diversas atividades apresentadas por cada matéria aplicada no colégio está a “Leitura Solidária”, desenvolvida pela professora de português, Wanderly Monção.
O autor afirmou que este tipo de visita é muito positiva. “Geralmente as crianças têm a ideia de que o autor é uma pessoa muito distante e quando você vem até a escola elas percebem que você é uma pessoa de carne e osso”, explicou Barbosa.
Alunos do 6º, 7º e 8º ano contaram que, apesar de já terem estudado a biografia do autor e ler grande parte de sua obra, o encontro foi emocionante.
Por fim os alunos seguiram para o pátio do colégio onde foi inaugurada a “Geladeira Literária”. O equipamento foi decorado e recebeu livros doados pelos próprios alunos e pela comunidade. A diretora Lucia Mendola contou que parte dos livros arrecadados foram doados para projetos sociais do município, incluindo grupos que acolhem refugiados na cidade.
A “Geladeira Literária” está instalada em um local de fácil acesso dos estudantes e ficará aberta a disposição dos alunos, que podem continuar doando e também retirando livros para leitura própria.