Cidades

Alunos do Conservatório são convidados especiais do show de Paul McCartney

Uma das exigências do ex-Beatle Paul McCartney para shows em qualquer lugar do mundo é a presença de pessoas com deficiência visual em lugar especial na sua plateia. Nos shows realizados nesta terça e quarta-feira em São Paulo, os convidados foram alunos do curso de Musicografia Braille do Conservatório Municipal de Guarulhos.
 
De acordo com a produção do show, o Conservatório da cidade foi escolhido para receber os 40 ingressos destinados a deficientes visuais e seus acompanhantes devido ao fato de ser o único lugar no Estado a oferecer cursos de música para pessoas que não enxergam. Além dos estudantes, algumas entradas foram oferecidas para deficientes da Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos (Adevig).
 
Entre os sortudos que tiveram a oportunidade de ir ao show estava o casal Ivo de Souza, de 66 anos, e Izabel Moura, de 62 anos. O escritor, que mora no Picanço, deixou de enxergar há 8 anos, devido ao glaucoma. A esposa, professora, foi como acompanhante e ficou encantada. “Foi incrível, o show mais lindo que já vi na minha vida”, disse.
 
Gustavo Estevam Arantes Gonçalves, de 13 anos, estuda Musicografia Braille e teclado há três anos no Conservatório e levou a avó, Brasilina de Lima Arantes, de 66 anos, como acompanhante. O garoto disse ser fã de rap, mas admitiu gostar de algumas músicas dos Beatles por influência do irmão mais velho. Durante o show, Gustavo se animou e dançou alguns dos sucessos do quarteto de Liverpool, cantados por Paul McCartney.  
 
 
 
Sobre o Conservatório
 
Criado em janeiro de 1961, o Conservatório Municipal de Guarulhos oferece cursos regulares de música e também mantém projetos abertos à comunidade. É um espaço destinado a propiciar o ensinamento e a propagação da música de todos os gêneros através de cursos gratuitos.
 
Outro ponto positivo do Conservatório de Guarulhos é o pioneirismo nas aulas para deficientes visuais, por meio do projeto Musicografia Braille, e também no ensino de música para deficientes auditivos. 
 
Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Conservatório é a única escola oficial que oferece o curso de Musicografia Braille no Estado de São Paulo. No curso, os deficientes visuais têm aula de teoria musical em Braille e técnica instrumental.

Posso ajudar?