Cidades

Alunos do Teatro Escola 360 participam de encontro virtual com idealizadores do projeto Azulindo

Na última sexta-feira (25) professores e alunos do Projeto Teatro Escola 360 dos CEUs de Guarulhos participaram de encontro virtual com os idealizadores e produtores do projeto Azulindo, Um Mundo Submerso, os argentinos Abel Saaverdra, diretor da peça, e a roteirista Raquel Saldivia, ambos da Serafin Teatro, e o desenhista de iluminação Lucas Rodrigues, da Cia. Fios de Sombras, responsável pela confecção do Teatro de Sombras.

Durante o bate-papo os alunos puderam conhecer mais dos bastidores da apresentação, as diferenças e detalhes entre os diversos tipos de manipulação que a técnica exige do ator, além de curiosidades do espetáculo, que uniu as linguagens do Teatro de Bonecos, do Teatro Negro (com luz negra) e do Teatro de Sombras.

Encantada com a rica troca entre os estudantes e artistas durante o encontro, Raquel Saldivia destaca a intensa e ativa participação da equipe da Escola 360 e integrantes da Secretaria de Educação. “Este tipo de encontro, quando acontece de forma orgânica, tem resultados muito frutíferos para todos os participantes, pois cada uma das partes envolvidas se beneficia pela troca de olhares, experiências subjetivas e estéticas. Para nós, pessoalmente, o encontro evidenciou o quanto atingimos o objetivo com a peça artística”, observou Raquel.

Assim como Raquel, que ficou satisfeita com a possibilidade de encerrar o projeto com uma conversa final com estudantes de teatro, os alunos do Projeto Teatro Escola 360 também ficaram cheios de expectativas com o encontro. É o caso das alunas Edymara Coimbra e Bárbara Ribeiro, participantes do projeto no CEU Continental, e Juliane Ernades Moda, aluna do projeto no CEU Ponte Alta, que se encantaram com as técnicas usadas, detalhes, cuidado e dedicação para a realização desse trabalho.

A aluna Marta Regina Rodrigues Pires, do CEU Rosa de França, também elogiou o encontro. “A experiência dos envolvidos, rica em ensinamentos e detalhes, e a calma com que expuseram todo o processo nos deixou em posição de espectador. Achei bacana e ousada a mistura de várias técnicas com o propósito não só de passar uma mensagem, mas de permitir a vivência de uma experiência”.

Inspirada, a aluna Sophia Vitória Mariano da Silva, do CEU Parque São Miguel, fez um desenho logo após a exibição do espetáculo, que aconteceu no último dia (20), e se preparou rigorosamente para o encontro virtual com os realizadores do projeto. “Foi com carinho que eu fiz, pois eu achei a peça muito inspiradora. Muito boa. Eu estava revendo e escrevendo algumas perguntas, o que eu acho que pode melhorar e coisas que eu achei muito legais”.

Azulindo, Um Mundo Submerso

A história fala da menina Olívia, que brinca distraída na praia quando é advertida pela valente tartaruguinha Tetê. Ela percebe que, com um caracol junto ao ouvido, pode escutar tudo o que acontece com as criaturas que habitam o fundo do mar. Assim, a menina descobre que a vida no mar está em risco, pois o terrível Molixo, o monstro formado por todas as garrafas, latas e resíduos que o homem joga ao mar cresce cada vez mais, ameaçando engolir e destruir a vida pacífica que levam os moradores do recife.

Azulindo, Um Mundo Submerso é um projeto contemplado pelo Proac Expresso LAB, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, exibido em Guarulhos com o apoio da Prefeitura.

Projeto Teatro Escola 360

O Projeto Teatro Escola 360 é uma iniciativa da Secretaria de Educação, por meio da Divisão Escola 360, que oferece gratuitamente aulas de teatro para crianças, jovens e adultos nos CEUs da cidade. O projeto teve início em 2018, no CEU Ponte Alta, e hoje está presente também nos CEUs Parque São Miguel, Ottawa-Uirapuru, Jardim Cumbica, Rosa de França, Continental e Vila São Rafael.

Para além da formação de atores, o curso proporciona integração, criatividade, coordenação, memorização e vocabulário por meio de técnicas das artes cênicas, ampliando a consciência do mundo, do outro e de si mesmo para melhor refletir sobre qual é o papel do ser humano no planeta.

Projetos de artes do Programa Escola 360

Com a proposta de ser um agente de desenvolvimento social através da realização de atividades educacionais, culturais, esportivas, de lazer e sociais, o Programa Escola 360 apresenta os projetos de artes Criação 360, Teatro Escola 360 e Atelier Musical.