Desde o dia 23 de julho, 116.316 alunos de escolas municipais tiveram que voltar a rotina. E na próxima semana, 1º de agosto, quem retorna são os alunos das escolas estaduais, cerca de 170 mil crianças e jovens. É hora de organizar os horários, as refeições, e preparar-se para o início de mais um semestre de aulas. Esse é o momento de reencontrar os amigos, adquirir novos conhecimentos e ainda ter a chance de melhorar as notas até o fim do ano.
O maior índice de reclamações são os horários de dormir e acordar. Normalmente nas férias as crianças brincam até mais tarde e também dormem mais, o que não acontece no período de aulas. O relógio biológico está desajustado e precisa ser ajustado com antecedência, para evitar a sonolência e o mau desempenho nas primeiras semanas escolares. Os horários das refeições também são mais flexíveis. Com tantos passeios durante as férias, a alimentação inclui várias guloseimas.
A coordenadora Marilda Gabeloni Rocha, ressalta a importância do suporte dos pais neste momento. "Os pais devem sempre orientar e manter as regras. Deve-se conversar com os filhos, no sentido de organizar o material escolar, os livros e o uniforme, que sempre ficam em algum lugar do quarto durante o recesso. A principal dica é não deixar para a última hora", disse.
STT prepara operação especial de trânsito para a volta às aulas
Para o retorno das aulas, a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) realizará um esquema especial nas proximidades de algumas escolas, onde são detectados maiores problemas de circulação viária. As demais áreas próximas de escolas serão fiscalizadas conforme as disponibilidades operacionais do Departamento de Trânsito ou mediante solicitações pontuais.
A Operação Volta às Aulas ocorre de 1º ao dia 10 de agosto com o apoio dos agentes de trânsito, considerando, principalmente, três fatores: interferências no sistema viário principal, alta demanda para travessia de pedestres e alto índice de desrespeito às leis de trânsito.
No entorno de seis instituições de ensino (universidades, escolas públicas e particulares) agentes orientam pais e alunos a não formar filas duplas nas vias, agilizar o embarque e desembarque a fim de não atrapalhar a fluidez ou provocar lentidão no trânsito e também devem orientar sobre caminhos alternativos.
As escolas monitoradas são:
– Colégio Progresso – Av. Esperança – Centro – das 7h às 7h40 e das 12h30 às 13h10
– Colégio Mater Amábilis – Rua Josefina Mandotti – Jd. Maia- das 7h às 7h40 e das 12h30 às 13h10
– E. E. Capistrano de Abreu – Rua Gabriel Machado – Centro- das 12h30 às 13h10 e das 17h30 às 18h10
– E. E. Conselheiro Crispiniano – Av. Dr. Timóteo Penteado, Pça dos Estudantes – Centro – das 12h30 às 13h10 e das 17h30 às 18h10
– Universidade Guarulhos – Rua Eng. Prestes Maia – Centro – das 18h30 às 19h30 e das 22h30 às 23h30
– Faculdades Torricelli -Rua do Rosário – Macedo – das 18h30 às 19h30 e das 22h30 às 23h30