Não é de hoje que, Vasco Jd.Paraíso e Garotos do América FC vivem em lados opostos no futebol guarulhense. Apesar do clima de muita amizade e respeito entre os dirigentes das duas equipes, os resultados dentro de campo, criaram uma rivalidade esportiva que vem movimentando os bastidores do futebol amador de Guarulhos.
Neste domingo(18), coincidentemente no mesmo horário, Vasco Jd.Paraíso e Garotos do América FC estarão jogando pela segunda rodada do campeonato amador do estado, com grandes chances de classificação para próxima fase da competição. Mas, as coincidências param por aí !
Enquanto o Vasco Jd.Paraíso, atual campeão amador do estado,enfrentará o Clube de Regatas Cacique, da cidade de Suzano/SP, no estádio Cícero Miranda, em Guarulhos/SP, precisando de uma vitória para seguir sonhando com o bicampeonato estadual. O Garotos do América FC, precisa de um simples empate para seguir na competição, tentando ser o quarto time guarulhense a conquistar o título da maior competição estadual do futebol amador. Mas, a missão do “Capitão América” guarulhense, não será tão fácil.
Apesar de jogar com a vantagem do empate, por estar na primeira colocação do Grupo 5, o Garotos do América FC irá enfrentar a equipe do Juventus, em Itu/SP. O time juventino da cidade onde tudo é grande, é o atual pentacampeão local, portanto, bastante acostumado a disputar o campeonato amador do estado.
Apesar das conquistas e da tradição que tem no futebol ituano, o Clube Atlético Juventus jogou com apenas 10 jogadores diante do GE Vila Suissa, em Ribeirão Pires/SP,pelo complemento da primeira rodada do Grupo 5. Para complicar ainda mais a situação do time ituano, o goleiro reserva jogou na linha para completar os dez.
Segundo informações da edição eletrônica do jornal Periscópio, da cidade de Itu/SP, antes do início da partida o presidente do Juventus, Marcos Zirondi, foi informado pela equipe de arbitragem, que os jogadores Caio, Jorge, Bruno da Luz,Ramirez e João, estavam com restrições, irregular. Temendo a perda de pontos, o dirigente juventino não relacionou os jogadores para a partida de estreia na competição.
Apesar dos desfalques, o Clube Atlético Juventus, arrancou um empate pelo placar de 2 a 2 diante do GE Vila Suissa, fora de casa. O grande destaque do time juventino e, que deve ser motivo de preocupação do Garotos do América, foi o atacante Vampeta, autor dos dois gols do time da cidade de Itu/SP.
Prevendo bastante dificuldades para sair da cidade de Itu/SP com a classificação para às Quartas de Final do amador do estado, o treinador do “Capitão América”, Amauri Pereira, espera contar com os principais jogadores da equipe e, não esconde a possibilidade de jogar com o regulamento debaixo do braço.
– Vai ser um jogo duro. Até porque, o time deles empatou fora de casa e agora jogará em casa e o fator campo vai ajudar eles. Vamos jogar como jogamos no primeiro jogo. Só vou mudar a equipe, se algum jogador não puder ir, mas a princípio é o mesmo time da estreia. O empate nos interessa, vamos jogar cautelosos, esperando o time deles. São eles quem precisam do resultado, eles que venha pra cima – Disse, Amauri Pereira, treinador do Garotos do América FC.
O presidente Luciano Paixão, acredita que é possível sair de Itu/SP, não somente com a classificação, mas com uma vitória diante do Juventus, atual pentacampeão ituano.
– A expectativa é a melhor possível. Vamos para Itu, pensando em sair de lá com uma vitória – Declarou, Luciano Paixão, presidente do Garotos do América, bastante otimista.
O Garotos do América FC deixará a cidade de Guarulhos com destino a Itu/SP, às 11h30, saída da rua Húngria, Jd.América, sede clube. A partida diante do Juventus, será neste domingo(18), às 15h, no estádio Novelli Júnior- o mesmo que a equipe do Ituano manda seus jogos no campeonato paulista- em Itu/SP.
VENCER OU VENCER ?
Desde o início da competição, a diretoria do Vasco Jd.Paraíso deixou claro que, o campeonato amador do estado deste ano, não é prioridade pelos lados do Jd.Paraíso. A crise financeira do país e o alto custo do campeonato amador do estado, fez a diretoria vascaína priorizar a participação no campeonato Sul-brasileiro, uma espécie de Copa do Brasil do futebol amador nacional, competição nunca conquistada por uma equipe paulista, em detrimento do amador do estado. Nem mesmo a possibilidade de ser o primeiro time guarulhense a conquistar o bicampeonato amador do estado, fez a diretoria vascaína mudar de opinião.
Neste domingo, quando entrar em campo precisando da vitória para seguir na competição, o Vasco Jd.Paraíso estará diante de um grande dilema: Se não vencer, dará adeus ao bicampeonato. Se vencer, terá pela frente, pelo menos mais duas partidas e uma despesa gigantesca.
Para a disputa do amador do estado, o Vasco Jd.Paraíso fez um corte drástico no seu orçamento. Os principais jogadores da equipe, os chamados “boleiros” vascaínos, não foram inscritos,preservados para o Sul-brasileiro. Pensando no bom e barato, o presidente Celso José, chamou os antigos jogadores, na grande maioria, jogadores que fizeram parte da primeira formação do Vasco Vila Real – assim era chamado o atual campeão amador do estado- em 2011. De volta as origens, como está sendo chamado esse novo/velho time do Vasco, espera não deixar escapar a classificação diante do seu torcedor e deixar uma dor de cabeça boa para o presidente Celso José.
Vasco Jd.Paraíso e Clube de Regatas Cacique, de Suzano/SP, se enfrentam neste domingo,às 15h, no estádio Cícero Miranda, próximo ao Lago dos Patos, Vila Galvão, em Guarulhos/SP. Entrada Franca.
Mais futebol amador em www.ebolanarede.com.br