Carro

Amarok Extreme, a top da VW que tenta invadir o terreno adversário

Em um terreno dominado pela Chevrolet, que tem a S10 líder de mercado há mais de 20 anos, não é tarefa fácil para concorrentes com menos expressão no mundo das picapes se consolidar. O único jeito de encontrar algum espaço é oferecer um produto de extrema qualidade e diferenciado, para – aos poucos – buscar conquistar esse tipo de consumidor. E é exatamente isso que a Volkswagen faz com sua “picapona” Amarok. 
 
O GuarulhosWeb avaliou a nova linha, na versão Highline Extreme, uma série especial top, que vem completinha e tem um comportamento fantástico. Sai por R$ 173.382,00,um valor um pouquinho menor que a top da maior concorrente, a S10 High Country, que conta com motor 2.8 turbodiesel, mas custa R$ 177.436,00. 
 
Grandalhona (5,25 metros de comprimento e 2,23 de largura), tem uma condução facilitada pelo excelente motor 2.0 diesel com dois turbocompressores com potência de 180 cv e torque de 40,8 kgfm (400 Nm), com transmissão automática de oito velocidades. Com sistema de dupla embreagem, funciona de uma forma que condutor e passageiros não percebam as trocas de marchas. 
 
A Amarok Extreme se apresenta como um desses carrões, que dão gosto de dirigir. Além da ótima posição elevada, conta com uma série de equipamentos que toram a condução muito mais agradável. Os dois bancos dianteiros têm ajustes elétricos, há hastes de troca de marcha atrás do volante (shift paddles) e sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão). Oferece ainda tração 4×4 permanente e o ABS off-road.
 
Por dentro, os ocupantes se sentem em um verdadeiro carro de luxo, graças à qualidade de materiais e acabamento, além do ótimo espaço interno inclusive para quem vai no banco traseiro. O painel de instrumentos da Amarok Extreme apresenta o novo instrumento combinado “Premium Color” na tela colorida 3D de 3,5 polegadas. Outras exclusividades desta versão são as capas dos pedais de aço inoxidável e os tapetes em carpete com a inscrição “Extreme”.
 
A Nova Amarok marca a estreia de assentos que trazem recursos sem precedentes para ajustes e em conforto na categoria de picapes. Isso porque os bancos dianteiros da picape Volkswagen possuem o certificado “ergoComfort”, concedido pelo instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken – AGR” (Campanha para Costas Saudáveis) na categoria “bancos de veículos comerciais leves”.
 
A VW informa que a AGR é uma associação mantida por médicos e terapeutas que promove ações e pesquisas para prevenção de dores nas costas. Os novos bancos contam com ajustes elétricos de 12 vias – ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e manual de 2 vias (extensão do assento). É um luxo. 
 
 
Interatividade
 
O sistema  “Discover Media” proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular (smartphone) diretamente na tela de alta resolução do sistema de  infotainment, como se fosse um espelho, e sem comprometer a segurança na condução do veículo. Traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.
 
O “Discover Media” conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.
 
Além disso, o “Discover Media” realiza a interface com o sistema de assistência de estacionamento 'Park Pilot', que além de demonstrar a aproximação de obstáculos na dianteira em manobras de estacionamento, transmite (na tela central do console) a imagem da câmera traseira de estacionamento.
 
 
O que a série Extreme oferece de diferente: 
 
– airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro
– faróis bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LED 
– rodas de 20 polegadas e pneus 255/50
– adesivo “4MOTION“ nas laterais da caçamba 
–  santantônio esportivo na cor da carroceria realçam a esportividade da picape
– cor Azul Ravenna 
– nova tomada de 12V posicionada atrás do apoia braço dos bancos dianteiros
– indicador de perda de pressão dos pneus. 
– Interior de luxo e funcional
 
 

Tags
Posso ajudar?