Internacional

Americanos libertados na C. do Norte chegam aos EUA

Os dois norte-americanos libertados da prisão na Coreia do Norte voltaram aos Estados Unidos na noite deste sábado, após uma missão secreta de agentes de alto escalão do país garantirem a saída deles da nação asiática. Matthew Miller e Kenneth Bae aterrisaram na base conjunta de Lewis-McChord, no Estado de Washington, juntos do diretor de Inteligência Nacional, James Clapper.

Os oficiais norte-americanos não deram informações detalhadas sobre as circunstâncias da libertação dos dois homens, nem informaram se o diretor de inteligência chegou a se reunir com o presidente Kim Jong Un ou outras autoridades norte-coreanas. Clapper foi a autoridade dos Estados Unidos de mais alta patente a visitar o país em mais de uma década.

Segundo analistas que estudam a situação na Coreia do Norte, a decisão de libertar Bae e Miller da prisão provavelmente representa uma tentativa do país de amenizar as pressões relacionadas aos relatos de violações dos direitos humanos. Um relatório recente da Organização das Nações Unidas documentou casos de estupro, tortura, execução e trabalho forçado na rede de presídios norte-coreanos.

Bae, um missionário com dupla nacionalidade e problemas de saúde, havia sido sentenciado a 15 anos de prisão por supostas atividades antigoverno. Ele foi detido em 2012, enquanto levava um grupo turístico para conhecer uma zona econômica da Coreia do Norte. Miller havia sido acusado de espionagem, após supostamente ter rasgado o visto de turista no aeroporto de Pyongyang e pedido asilo, e ficaria seis anos na prisão. Autoridades norte-coreanas disseram que ele queria ser levado ao presídio de propósito, para poder investigar a situação dos direitos humanos no país. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?