Pet

Amor faz com que animais se transformem em membros da família

Estudos realizados em vários países comprovam que conviver com animais faz bem para a saúde física e emocional das pessoas

"Semanalmente levo o Billy para tomar banho no pet shop. Além disso, dou atenção especial com toda a higiene dos objetos dele, como cobertores e a casinha, e tenho o cuidado, também, de aquecer a ração nos dias mais frios e trocar a água diariamente". A rotina da estudante de jornalismo, Larissa Nunes, dona do cão maltês de um ano, reforça a crescente participação dos animais de estimação no cotidiano dos guarulhenses.

Estudos realizados em vários países comprovam que conviver com animais faz bem para a saúde física e emocional das pessoas. Especialistas de diversas áreas reconhecem que os animais melhoram a qualidade de vida, promovem o bem-estar e aumentam as defesas orgânicas. Além disso, os benefícios físicos incluem a liberação de hormônios ligados à sensação de prazer e contentamento, a produção de substâncias que controlam a pressão arterial e outras que estimulam a memória.

Mas, enganam-se aqueles que pensam que toda essa atenção só é dada para aqueles animais que possuem pedigree. A jornalista Beatriz Mendes é dona da Nina, um vira-lata de oito anos, e garante que todo o cuidado que os demais cachorros recebem também é concentrado para o seu animal. "A Nina também vai ao pet shop como os demais cachorros e recebe o mesmo tratamento. Nós optamos por ela e foi uma excelente escolha, ela é super carinhosa e saudável", ressaltou Beatriz.

Para alguns, o bichinho é mais do que parte da família, como é o caso da representante comercial, Paula Oliveira, que resolveu, no ano passado, tatuar uma foto da sua cachorra da raça dachshund. "Eu tenho dez tatuagens e todas elas têm um significado muito especial para mim, e a Cherry não podia ser diferente. Amo tanto aquela pequena e nós temos uma sintonia tão boa que achei que deveria levar ela comigo pra onde eu for por isso resolvi tatuá-la em mim", afirma Paula.

Felinos também conquistam espaço nos lares de Guarulhos

E não são somente os caninos, os preferidos entre os guarulhenses. "O Steve é um membro da família e mesmo se pensamos em viajar, por exemplo, ele faz parte de todo o planejamento", afirmou Márcia Sales, dona do gato de três anos.

Outra amante dos felinos é a vereadora Luiza Cordeiro que, mesmo morando em um apartamento, encontra espaço para os seus dois gatos Pituca, siamesa de 17 anos, e Pingo, vira-lata de 16 anos. "Tenho cuidado especial com a alimentação e higiene diárias. Além disso, a cada um mês levo eles ao pet shop para tomarem banho e dar uma geral, ver se está tudo bem. E lógico, muito carinho, atenção e interação", ressaltou Luiza Cordeiro. A vereadora é responsável por três projetos sancionados pelo Executivo referente ao cuidado com os animais. O primeiro é a lei 5.923/03 que institui o "Programa Bicho Legal – Adote um animal"; o segundo é a lei 6992/2012 que institui em Guarulhos o Projeto Aves Urbanas.

Posso ajudar?