Cidades

Anac abre chamada pública sobre modelagem de concessão

Autor do projeto para melhorias escolhido será remunerado pela agência

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu nesta segunda-feira chamada pública para receber estudos feitos por empresas ou pessoas físicas que subsidiem a modelagem das concessões dos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos. Os estudos devem conter avaliações de mercado, estudos ambientais, de engenharia e análise econômica e financeira.

Se algum estudo for usado pela Anac na elaboração do modelo de concessão, o autor será remunerado pelo investidor que futuramente vencer o leilão de concessão. O governo pretende publicar em dezembro os editais dos leilões de concessão dos três aeroportos. A concessão dos terminais à iniciativa privada é a aposta do governo para viabilizar os investimentos necessários para adaptar os aeroportos para o crescimento da demanda e para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Terminal – Na última sexta-feira a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) publicou no Diário Oficial da União extrato de dispensa de licitação sobre obras no novo terminal remoto do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O valor do contrato é de R$ 85,759 milhões e a empresa responsável pela execução integral das obras e serviços de engenharia de reforma e adequação do antigo terminal de cargas da Vasp, em caráter emergencial, é a Delta Construções.

O contrato entre a Infraero e a Delta foi assinado ontem. Após a assinatura da ordem de serviço – o que deve ocorrer ainda hoje – a empresa vencedora do processo tem 180 dias para concluir a obra. O novo terminal contará com uma área de 19,9 mil metros quadrados e capacidade para atender 5,5 milhões de passageiros por ano.

Posso ajudar?