Como são a porta de entrada de grande parte dos turistas estrangeiros que vêm ao País, os diretores da agência vão avaliar se os terminais estão preparados para o fluxo da Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15. Também serão inspecionados os aeroportos do Galeão e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, de Brasília (DF), de Confins (MG), de Salvador (BA), de Fortaleza (CE) e de Recife (PE).
A visita desta quinta-feira será comandada pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, acompanhado de fiscais do órgão. Eles vão observar os itens que são de competência da agência, como atendimento aos passageiros. A equipe deverá começar a inspeção por Guarulhos, às 9h30, e seguir, à tarde, para Viracopos.
Durante a Copa das Confederações, a Anac manterá 220 servidores para fiscalizar a prestação de serviços de transporte aéreo. Os funcionários também ajudarão a informar os usuários sobre seus direitos. Nos aeroportos do Galeão, de Guarulhos e de Brasília, as equipes estarão disponíveis por 24 horas. Nos demais terminais, a atuação será das 7h às 23h.
Além dos servidores, a Anac treinou voluntários em todas as cidades-sede da Copa e em São Paulo, como parte de uma iniciativa do Ministério dos Esportes. As pessoas receberam informações sobre as características do transporte aéreo e os direitos dos passageiros no Brasil.