Por @ernesto_zanon
Por mais que tenha ainda muita gente remando contra a maré, a eletrificação, passando pelos carros híbridos e 100% elétricos, é um caminho sem volta no Brasil. Os principais lançamentos da indústria automobilística, que seguem a realidade do mercado, revelam que a tendência é irreversível. E mais: se o eletrificado for um SUV, melhor ainda.
O Carro Express traz aqui modelos e novas marcas que desfilarão por nossas ruas nos próximos meses. Até mesmo a renovação de veículos consagrados passa por um toque de modernização da motorização.
A tendência pelos SUVs e eletrificados apareceu com força nas avaliações realizadas pelo Carro Express ao longo de 2024. Dos 49 carros cedidos pelos fabricantes, 28 foram SUVs. Ou seja, mais da metade. Apenas oito foram hatchs, seguido de sete sedãs e seis picapes. Entre todos estes, nove foram 100% elétricos e oito híbridos, demonstrando que a tendência é crescente, o que deve se repetir em 2025.
Entre os modelos aguardados no novo ano, um que deve despertar muito o interesse do consumidor será o Yaris Cross, um SUV compacto, que será produzido na fábrica da Toyota de Sorocaba. Deverá ter versão com motor 1.5 flex a combustão e um outro com conjunto híbrido, sempre com câmbio do tipo CVT. Deverá entrar na disputa do mercado de SUVs compactos entre os híbridos leves, área que a Stellantis entrou no final do ano passado com o Pulse e o Fastback.
Já a Volkswagen disputará o público um pouco abaixo com o Tera, um SUV compacto na casa dos R$ 100 mil. Estará entre o Polo e o Nivus, para brigar com o Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian. Não está previsto ainda entrar no mundo dos eletrificados. Deverá vir com motor 1.0 flex turbo, equipado com câmbio CVT e até 130 cavalos de potência.
Já a Chevrolet, que na comemoração de seus 100 anos neste 2025, deve promover uma atualização dos Onix hatch e sedã, além de colocar um pé a mais entre os eletrificados, depois de apresentar Blazer e Equinox híbridas em 2024. O SUV Tracker deverá ganhar uma versão com motor híbrido leve (MHEV). Neste caso, como ocorre com os primeiros modelos da Stellantis, o motor movido a bateria não conseguirá tracionar as rodas, mas vai trabalhar como auxílio para reduzir consumo de combustível e emissões de gases.
Outra novidade aguardada para 2025 será a segunda geração do Nissan Kicks. Será uma renovação parecida com o que acaba de ocorrer com o Hyundai Creta, para deixar o SUV mais moderno. Terá nova grade frontal em linhas retas e iluminação de rodagem diurna em LED mais expressiva. Espera-se que o modelo seja lançado com motor 1.0 turbo flex, equipado com câmbio automático do tipo CVT e fabricado em Resende (RJ).
A Honda deve trazer de volta o WR-V, um SUV compacto que era baseado no lendário Fit. Terá design próprio, mais robusto e refinado, ficando um pouco abaixo do HR-V. Deverá vir com o motor 1.5 aspirado do City, além de uma versão híbrida flex.
Novas marcas
Além das chinesas BYD e GWM, que prometem novos modelos em 2025, além do início da produção de alguns modelos em suas fábricas no Brasil, mais marcas daquele país já estão desembarcando em terras brasileiras. Nos primeiros meses do ano, teremos modelos da GAC Motors, ainda importados, mas já há previsão de ter fábrica por aqui. Omoda e Jaecoo também estão na lista das chinesas com fabricação no Brasil, Ambas fazem parte do grupo Chery, porém independentes da Caoa que responde pela marca Chery por aqui.