A abertura das previsões para o juro básico da economia nos próximos meses mostra que está consolidada entre analistas a previsão de que a taxa Selic será reduzida em 1 ponto porcentual nas próximas duas reuniões: abril e junho. Além disso, a pesquisa mostrou que o mercado prevê agora que o ciclo de redução do juro terminará em setembro – e não mais em outubro, como previsto na semana passada.
Segundo a abertura dos dados da pesquisa Focus do Banco Central, a mediana das previsões para o patamar do juro seguiu em 11,25% para abril e em 10,25% para junho. Assim, os números indicam expectativa de redução da taxa – atualmente em 12,25% – de um ponto cada nas próximas duas reuniões.
Para os meses seguintes, prevalece a previsão de reduções menos intensas. Para julho, prevalece a aposta de que taxa Selic será cortada em 0,75 ponto porcentual, para 9,50%. Para setembro, a redução seria de 0,50 ponto, o que levaria o juro para 9%. Assim, seria encerrado o atual ciclo de afrouxamento monetário e a taxa permaneceria nesse patamar nas reuniões de outubro e dezembro.
Na semana passada, o mercado previa que o ciclo seria encerrado apenas em outubro no mesmo patamar de 9% ao ano.