Estadão

Andre Braugher, Capitão Holt de Brooklyn Nine-Nine, morre aos 61 anos

Andre Braugher, o ator vencedor do Emmy, mais conhecido por seus papéis nas séries <i>Homicide: Life on The Street</i> e <i>Brooklyn Nine-Nine</i>, morreu na segunda-feira, 11, aos 61 anos. A assessora de Braugher, Jennifer Allen, confirmou sua morte à revista <i>Variety</i>.

O ator norte-americano nascido em Chicago teve seu papel de destaque em <i>Glory</i>, de 1989, estrelando ao lado de Morgan Freeman e Denzel Washington, que ganhou um Oscar pelo filme sobre um regimento do exército totalmente negro durante a Guerra Civil.

Apesar do papel, ele disse à <i>Associated Press</i> em 2019 que teve dificuldades para encontrar trabalho em uma Hollywood onde os papéis para atores afro-americanos eram "poucos e distantes entre si".

Mas ele se estabeleceu com o papel do detetive Frank Pembleton, que interpretaria por sete temporadas em <i>Homicide: Life on the Street</i>, um drama policial da NBC baseado em um livro de David Simon, que criaria <i>The Wire</i>.

Ele ganhou seu primeiro Emmy de carreira pelo papel, levando o troféu de ator principal em uma série dramática em 1998. O seu segundo veio como melhor ator principal em uma minissérie ou filme de 2006 por <i>Thief</i> no FX. Braugher ganhou dois Emmys em sua carreira, após 11 indicações.

Anos mais tarde, ele interpretaria um tipo muito diferente de policial em um tipo muito diferente de programa, mudando para a comédia como o capitão Ray Holt na série da Fox <i>Brooklyn Nine-Nine</i>, estrelada por Andy Samberg. A série durou oito temporadas, de 2013 a 2021.

Embora o ator tenha mergulhado na comédia dramática da TNT, <i>Men of a Certain Age, Brooklyn Nine-Nine</i> ainda representou uma grande mudança para Braugher, que era conhecido por atuar em dramas sombrios e pesados. "Senti como se fosse uma oportunidade de fazer algo totalmente diferente do resto da minha carreira."

Braugher disse à <i>AP</i>: "gosto porque simplesmente abre minha mente e me força a pensar de uma maneira diferente. Então, acho que me tornei muito mais flexível como ator e mais aberto ao incrível número de possibilidades de como interpretar uma cena."

Nas redes sociais, o ator Terry Crews, que interpreta o sargento Terry Jeffords na produção de comédia, lamentou a morte do ex-colega de trabalho, "Foi uma honra ter te conhecido, dado risadas, trabalhado e compartilhado esses gloriosos oito anos assistindo seu incontestável talento", disse.

Andre foi casado por mais de 30 anos com sua coestrela de <i>Homicide</i>, Ami Brabson – e eles tiveram três filhos. Sua morte foi noticiada inicialmente pelo <i>Deadline</i>. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?