O deputado estadual André do Prado (PL) foi eleito nesta quarta-feira (15) presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para o biênio 2023/2024, com 89 votos dos 94 possíveis. O parlamentar obteve amplo apoio da base governista e da oposição. O prefeito de Guarulhos, Guti, esteve na Assembleia para prestigiar a posse dos novos deputados estaduais e aproveitou para cumprimentar o novo presidente da Casa.
Na última Mesa Diretora, Prado ocupou a segunda presidência da Casa. O parlamentar está na sua quarta legislatura e visto nos bastidores com perfil moderador e republicano.
André do Prado é um forte investimento do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O deputado ainda é afilhado político do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Freitas acredita que André acatará as demandas e fará a interlocução junto à liderança do governo para aprovar pautas de interesse do Palácio dos Bandeirantes.
A eleição de André do Prado acontece após a costura de acordos políticos entre os parlamentares. Tradicionalmente, a presidência da Alesp fica com o partido de maior bancada na Casa, no caso, o PL.
Na costura dos acordos, a 1ª secretaria, segundo cargo de maior importância da Assembleia, ficará com o segundo partido de maior bancada, o PT, que já ocupa o cargo. O apoio da oposição partiu após conseguir garantias de que seria mantido um membro da legenda na secretaria.
O nome escolhido pela base petista é de Teonilio Barba, parlamentar que está em seu terceiro mandato.