Cinema

Anfavea comemora bons resultados de vendas e produção de autos

A Anfavea divulgou nesta terça-feira os resultados de mercado interno, exportações e produção referente a abril e ao primeiro quadrimestre do ano, com indicadores dos segmentos de veículos e máquinas agrícolas

Os destaques são bons resultados de produção e mercado interno de veículos e máquinas agrícolas, no mês e no quadrimestre. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Veículos
Mercado interno – Com o resultado de abril, 333,7 mil veículos comercializados (recorde para o mês de abril), tem-se que no primeiro quadrimestre as vendas somam 1,16 milhão de unidades, expansão de 8,2% sobre igual período de 2012 (1,08 milhão de veículos comercializados).

Produção – Como resultado do bom desempenho do mercado interno, a produção também apresenta indicadores positivos no mês e no quadrimestre. Abril é recorde de produção mensal (340,9 mil unidades). No quadrimestre foram produzidos 1,17 milhão de unidades que , versus 998,9 mil unidades produzidas no período homólogo de 2012, uma expansão de 17%. Além disso, o desempenho de produção do quadrimestre é o melhor considerando toda a história da indústria.

 

O presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, atribuiu os bons desempenhos de produção e vendas de abril e do primeiro quadrimestre a fatores conjugados, interagindo entre si, tais como o próprio dinamismo do mercado, o estímulo à produção interna provocado pelo regime Inovar-Auto, ao alto número de lançamentos – nesse aspecto, merece ressaltar que no Brasil 62 empresas, entre indústria local e importações, oferecem ao mercado 1.754 tipos, modelos e versões de veículos, em toda a gama – veículos leves e pesados.

Em termos de produção local, considerou também a contenção da venda de importados, outro resultado do regime Inovar-Auto: no primeiro quadrimestre os importados participaram das vendas totais com 21%, sendo que já chegaram a participar com cerca de 25% (marcas registradas em 2011 e 2012).

 

Máquinas Agrícolas

 

No primeiro quadrimestre do ano, as vendas de máquinas agrícolas (tratores de rodas, colheitadeiras, outros) é de 26,3 mil unidades, 29% mais que no mesmo período do ano anterior (20,3 mil unidades), com destaque para colheitadeiras que, no período, tiverem expansão de vendas de 18%).

 

O presidente da Anfavea atribuiu tal resultado, que também se reflete na produção, à competitividade robusta de agricultura brasileira e os bons resultados que a agricultura vem colhendo no plano interno e também nas exportações, com séries de boas safras.

 

Emprego – Em abril, o emprego, como resultado da produção e do movimento de confiança do setor no País, continua a ter expansão: estavam empregados no setor 153.029 pessoas, enquanto que em março os postos de trabalho foram de 152.252, e , em abril de 2012, 145.162. Considerando o período dezembro-2011 / abril-2013, houve no setor expansão de 8,4 mil empregos diretos.

 

Perspectivas – O presidente da Anfavea avaliou que o ritmo da produção e vendas de veículos e máquinas agrícolas deve prosseguir nos próximos meses, entretanto, levando em conta o bom desempenho apresentado em 2012, a contar de junho (redução do IPI, crédito etc) as taxas de expansão devem apresentar certa contenção, o que leva em conta cautela para próximos prognósticos.

 

 

 

Posso ajudar?