O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), Alcides Braga, afirmou nesta terça-feira, 10, que as empresas do setor tendem a dar uma importância maior para o mercado externo em 2016, dadas as condições atuais no mercado interno e o dólar em patamares que favorecem a exportação. “Já percebemos um movimento bem intenso das empresas em relação ao mercado externo, todas estão focadas nesse ponto. Algumas companhias que já vinham fazendo esse trabalho estão incrementando as vendas nesse mercado”, disse Braga, durante coletiva de imprensa. “Quem tem produto, quem tem capacidade de exportação, está trabalhando com isso”, ressaltou.
O presidente da entidade também comentou que espera que o dólar fique na faixa entre R$ 3,50 e R$ 3,70 em 2016. “É um bom dólar para exportar”, disse. “Como a base de comparação é favorável, já que nossa história recente de exportação é pífia, qualquer crescimento vai ser expressivo”, destacou.
Segundo Braga, a priorização do mercado interno nos últimos anos foi uma estratégia errada por parte dos fabricantes de implementos rodoviários. “Nós já mandamos nos mercados do Oriente Médio e da África nos anos 80 e 90, mas essa posição foi desmontada ao longo dos anos”, disse.
O presidente da Anfir, no entanto, acredita que a produção nacional pode aos poucos voltar a ganhar expressividade nos mercados internacionais. “As escolhas que fizemos não foram adequadas, mas essa não é uma guerra perdida. Temos que voltar a fazer alianças internacionais e voltar a ativar o processo de exportação”, afirmou.