Cidades

Animais são criados em meio à sujeira ao lado do Hospital Geral

Área de propriedade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), ao lado do Hospital Geral de Guarulhos, está sendo utilizada para a criação de porcos, vacas, cavalos, galinhas e até ovelhas em condições precárias.

Situação propícia para aumentar as chances de casos de infecção hospitalar, além de ser um fator multiplicador de bactérias.

Segundo uma fonte do Guarulhos Hoje que preferiu não se identificar, o cheiro proporcionado pela criação dos animais no local causa incômodo aos moradores da favela e frequentadores do hospital. "No período de chuvas o cheiro dos porcos e outros animais fica insuportável e incomoda a população que habita o local, funcionários e pacientes do hospital", explica.

De acordo com a vereadora Luiza Cordeiro, o fato já foi comunicado as autoridades competentes, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. "Isso é um caso de saúde pública. As pessoas que ali vivem não possuem nenhum saneamento e criam animais nas proximidades de um hospital", disse

Há pouco mais de 200 metros do hospital, na antiga marginal do rio Baquirivu, cavalos transitam livremente próximos aos veículos que trafegam pela avenida Natália Zarif. Além destes incidentes no Parque Cecap, outras regiões da cidade apresentam o mesmo problema, caso da rua Celso Dias Ferreira, no Jardim Hana, onde existe criação de porcos, galinhas e bode.

O GH entrou em contato com a Prefeitura, por meio de assessoria de imprensa, para esclarecimentos sobre a possibilidade de criação dos animais em zona urbana e suas conseqüências a população, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.


Posso ajudar?