Política

Anísio Silva é entrevistado pelo Ponto de Vista

   Vice-campeão Pan-Americano de salto triplo e hoje treinador, o atleta guarulhense Anísio Souza Silva é o entrevistado do programa Ponto de Vista desta quarta-feira (19). No encontro, Anísio, que é representante do salto triplo brasileiro nos Jogos Olímpicos, professor de Educação Física e treinador, contou sobre sua carreira.
 
O esportista conta que quem lhe apresentou o atletismo foi um professor da escola onde estudava. Na época, aos 12 anos de idade, ajudava sua mãe a confeccionar bijuterias, e fazia isso todos os dias durante a manhã, antes da aula. Ao saber das aulas de atletismo, aceitou fazer, mas sobretudo para fugir do serviço com as bijuterias. O garoto começou a treinar no Estádio da Ponte Grande, onde conheceu diversos atletas, entre eles Zequinha Barbosa, ícone do atletismo mundial.
 
Por diversão, Anísio todos os dias desafiava Zequinha a correr. As apostas eram nos corredores do Estádio. Zequinha aceitava, mas sempre dava vantagem para o garoto: "Neguinho, você fica naquela pilastra. Eu saio daqui, da primeira. Voce^ sai da terceira". “Mas ele sempre ganhava”, afirma Anísio. Zequinha foi para os Estados Unidos e lá ouviu falar sobre Anísio, que havia ganhado o campeonato com um salto de 17 metros. Zequinha então associou Guarulhos a`quele garoto que apostava corrida pelos corredores do Esta´dio da Ponte Grande.
 
Foi sua persistência nos treinos e os bons resultados extremamente regulares que o qualificaram como um dos ícones mundiais. Em 1991, Ani´sio tornou-se vice-campea~o Pan-Americano de salto triplo, nos Jogos de Havana, em Cuba. Foi campea~o Sul-Americano, nos anos de 1991, 1993, 1997 e 1999. E hexacampeão brasileiro.
 
Para o atleta, a baixa popularidade do atletismo deve-se à pouca quantidade de ídolos no segmento. Ele concorda que, com a exceção de épocas de Olimpíadas, quando ganha destaque, o atletismo costuma ser esquecido, e que para reverter esse quadro, a modalidade necessita de mais investimento por parte do Governo, o que possibilitaria uma quantidade maior de atletas. “Se houvesse um investimento maior, poderíamos treinar 100 atletas; como não temos, treinamos dez. Mas é o que posso fazer, além de lutar por mais incentivos”, disse.
 
Com 12 horas de programação diária e com transmissões nos finais de semana, a TV Câmara é veiculada a partir das 13h até 1h da manhã, pelo canal 7 (digital) por meio da TV por assinatura da operadora NET. Os interessados podem assistir aos programas também pela internet, por meio da web TV, 24 horas por dia, no endereço www.camaraguarulhos.sp.gov.br. Além do site da Câmara, os vídeos também ficam disponíveis no Facebook no endereço www.facebook.com/camaraguarulhos. Acesse também o Twitter da Câmara: www.twitter.com/camaraguarulhos.

Posso ajudar?