As primeiras notícias de Metrô em Guarulhos aconteceram no ano anterior à sua inauguração, envolvendo a viagem do prefeito da época para Brasília. A comemoração aconteceu na edição do antigo “Guaru News”, de 24 de outubro de 1973, com a manchete “Metrô vem para Guarulhos partindo através da Zona Norte”.
A capa fazia alusão a uma declaração do então prefeito de São Paulo, Miguel Colasuonno, anunciando a extensão da Linha 1- Azul, até o município. No texto, o prefeito Valdomiro Pompeo recebe a notícia com euforia. Com 800 indústrias e com a Via Dutra já sobrecarregada, a cidade teria uma nova ligação com a capital, interrompida há quase uma década após o fim do Trem da Cantareira.
O trajeto seria praticamente o mesmo, contemplando os bairros de Vila Galvão, Gopoúva e Tranquilidade. Por fim, a matéria cita que a “anunciada extensão da linha do Metrô vem reforçar a hipótese de que o novo Aeroporto Internacional seria em Cumbica e não em Viracopos, em Campinas”.
Passados 48 anos, a cidade ainda vive a expectativa da implantação da primeira estação de Metrô em seu território. Quando surgem novas notícias, o ceticismo toma conta dos munícipes, cansados de tantas promessas do governo estadual, que administra a companhia.
Atualmente, há em estudo a expansão da Linha 3 – Verde, com futuras estações na Ponte Grande e ao lado do Shopping Internacional, além da Linha 19 – Celeste, que prevê cinco paradas em Guarulhos, incluindo Vila Augusta, Itapegica, Bosque Maia, Centro e a integração com a futura Estação Dutra. Contudo, apesar dos estudos, nenhuma das duas tiveram as obras iniciadas.