Cinema

Anjos da Noite: O Despertar troca passado pelo futuro

Quarto filme da franquia deixa a origem dos mitos e traz de volta Kate Beckinsale

O primeiro "Anjos da Noite" (2004, de Len Wiseman) conseguiu trazer às telas uma realidade que já estava clara na mente de vários fãs do gênero terror/ aventura: a guerra entre vampiros e lobisomens – lycans, no caso. A partir de então, começou a romaria de franquias: o segundo e o terceiro filmes, em 2006 e 2009, elevaram a ação e contaram o passado dos personagens, respectivamente. Com cada produção, o universo da guerra entre dentes e garras era expandido, deixando no ar a dúvida sobre se haveria um quarto episódio da série. Amanhã chega aos cinemas "Anjos da Noite: O Despertar", em cópias 2D e 3D, respondendo à pergunta.

A trama segue um caminho distinto da trilogia inicial, que já havia abordado o que acontecia no presente e no passado. Quando o longa começa, Selene (Kate Beckinsale, dos dois primeiros filmes e de "O Aviador") desperta após um sono induzido de 12 anos. Ela está em uma instalação de controle e, após alguma pancadaria, consegue fugir para descobrir o que aconteceu. Se antes a batalha era entre os seres mitológicos, no futuro próximo que o filme retrata os humanos dominaram ambas as raças. Não bastando isso, cientistas liderados pelo Dr. Jacob Lane (Stephen Rea, de "V de Vingança") prenderam alguns representantes de cada uma das raças e criaram "super lobisomens" para ajudar na caça aos vampiros. Assim, ela se reúne com outros rebeldes chupadores de sangue e parte para a batalha contra o poder estipulado. Não sem antes descobrir que seu relacionamento com o lobisomem Michael gerou um fruto: Eve (India Wesley), que carrega poderes de ambas as espécies e talvez seja uma das armas na guerra entre as três raças.

Vale lembrar que o filme chega meses antes da conclusão da saga Crepúsculo, em que vampiros e lobisomens se enfrentam – de preferência descamisados – mais por amores impossíveis do que por qualquer outro motivo. Para quem não é fã dos livros de Stephanie Meyer ou mesmo da forma mais aristocrática dos chupadores de sangue de "Entrevista do Vampiro", vale a ida ao cinema. A direção é da dupla de suecos Måns Mårlind e Björn Stein, de "Identidade Paranormal".

Anjos Da Noite: O Despertar (Underworld: Awakening). EUA, 2012. Ação. Direção de Måns Mårlind e Björn Stein. Com Kate Beckinsale, Stephen Rea, Michael Ealy, Theo James, India Eisley, Sandrine Holt, Charles Dance, Kris Holden-Ried, Jacob Blair, Adam Greydon Reid, Catlin Adams, Robert Lawrenson, Lee Majdoub, Tyler McClendon, Panou. Distribuição: Sony Pictures. Classificação indicative: 12 anos.

Posso ajudar?