Variedades

ANO NOVO CHINÊS – Serpente de Madeira anuncia tempo de sabedoria e crescimento

Por Julyo Ganiko

O Ano Novo Chinês começa neste 29 de janeiro, inaugurando um tempo de sabedoria e crescimento, regido pela serpente e madeira. Os dois elementos substituem o dragão, um animal mitológico que “não é deste planeta” e que representou um período de muitas transformações.

A serpente impacta diretamente por sua sabedoria. Não à toa é o símbolo da medicina, partindo do princípio que é do próprio veneno vem a cura. Com a capacidade de troca de pele, la simboliza o poder de transformação e regeneração, que todo ser humano deve ter.

Transformar a doença em saúde tem a ver com com a sabedoria. Isso aparece no “pecado original”, descrito na Bíblia. A serpente induz o ser humano a ter o conhecimento. A partir disso, essa sede pelo saber gera outros impactos. A partir daí, ele pode usar a sabedoria para o bem ou para o mal.

Justamente por isso essa característica é muito forte. Por isso, na cultura chinesa, quando um novo animal entra funcional como se a gente o incorporasse. Daí, a importância de assumir essa serpente, sua sabedoria, o silencia que ela age para atingir seus objetivos. É um tempo que os planos vão se transformando até que se tornem realidade.

Até no bote da serpente devemos nos inspirar. Afinal, a gente pensa que dar o bote é algo negativo, mas pode ser justamente o contrário. A serpente dá o bote como sinal de que precisa prosperar na vida, quando ela precisa buscar o alimento.  Ela é estratégica, age em silêncio. Consegue isso no momento certo e atinge seu objetivo.

No mundo, a gente vai vendo isso acontecer. A China é um exemplo. Afinal, vem agindo de maneira muito estratégica. Na hora que a gente acordar, ela já deu o bote e fez grandes transformações no Planeta. Este ano podem acontecer muitas novidades.

No campo pessoal, a mesma coisa. Devemos agir como a serpente com nossos planos. É o momento de renovar nossa pele, nos livrar de muitas “cobras” que nos atormentam e usar seu lado positivo, que é o da sabedoria. Junto com a madeira, é tempo de crescimento, de evolução.

Importante ficar claro que toda sabedoria tem um preço, principalmente quando a gente escolhe o caminho do despertar. Quando entendemos que é o autoconhecimento, podemos crescer muito e sair do mundo das ilusões.

Um feliz e próspero Ano da Serpente de Madeira a todos.

Julyo Ganiko é acupunturista e especialista em terapias orientais.

Autor do livro “Equilíbrio”.

 

Posso ajudar?