A diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, estimou que o País terminará o ano com um déficit de US$ 4 bilhões na balança de importação e exportação de petróleo, diesel e gás natural. Segundo ela, em 2013 o volume atingia o patamar de US$ 16 bilhões e a redução se deve ao aumento das exportações no País com o cenário mais favorável de preços. A estimativa da ANP é de que a média de exportações no País seja de 477 mil barris de óleo cru no ano.
Magda afirmou que as vendas de combustível cresceram 1% no País, puxadas pelo crescimento do etanol. Por outro lado, diesel e gasolina tiveram queda em função da alta nos preços e tributos que incidem sobre os combustíveis.
“As vendas de combustíveis cresceram até agosto 1%. Diesel caiu, gasolina caiu, mas etanol hidratado compensou bastante. E a revenda fica feliz com isso. Nem todo mundo está tão triste assim”, ironizou a diretora sobre o que chamou de “pessimismo” sobre o setor de óleo no País.