A campanha de vacinação antirrábica está sem data de previsão para o retorno. Guarulhos é uma das cidades que apresentou o maior índice de complicações em animais vacinados contra a raiva no estado de São Paulo, ficando apenas atrás da Capital.
Desde suspensão da campanha no dia 19 de agosto, foram registradas 40 reações adversas entre os 42.860 animais vacinados entre os dias 9 e 13 de agosto na cidade.
A detecção do problema aconteceu até então apenas no lote de nº 59/10 – usado em São Paulo e Guarulhos, onde as reações adversas se concentraram.
Em todo o estado mais de dois mil animais imunizados tiveram problemas com a vacina da campanha, sendo que 1.903 foram gatos e 713 cães. Desses foram registrados 66 mortes.
Conforme publicado pelo Guarulhos Hoje, o laboratório Biovet, responsável por fornecer a maior parte dos lotes de vacina para os municípios, está investigando as reações adversas provocadas pela vacina.
Segundo a Secretária da Saúde, a campanha não voltará até que haja uma conclusão do Instituto Pasteur sobre as investigações dos óbitos e casos graves registrados em cães e gatos.