Cidades

Ao menos 11 estão desaparecidos após toque de recolher em comunidade

Devido ao fato, moradores realizaram violentos protestos na tarde e no início da noite de ontem

Pelo menos 11 pessoas, a maioria menores de idade, estão desaparecidas após que um suposto toque de recolher foi implantado na região do Presidente Dutra há cerca de duas semanas, segundo apurou a reportagem do Guarulhos HOJE. Devido ao fato, moradores realizaram violentos protestos na tarde e no início da noite de ontem.

A reportagem levantou também que os sumiços aconteceram no Maria Dirce, rua Maria Paula Mota (mais conhecida como rua 100), rua Orobó e na favela conhecida como Morro do Piolho, as margens da avenida Papa João Paulo I, em Bonsucesso.

"Tem corpo aparecendo em tudo quanto é canto nessa região. Estão matando por matar", disse um dos moradores do Morro do Piolho que não quis se identificar.

Os sumiços motivaram, a manifestação dos moradores da favela que cobraram da Polícia Militar informações sobre Matias Matheus dos Santos Vieira Nascimento, de 19 anos e Kaique Eduardo, 18 anos, que foram vistos pela última vez por volta das 22h do último dia 12. "Um conhecido viu quando a viatura da Força Tática (grupo de elite da Polícia Militar) parou os dois e colocou eles no carro e foram embora. De lá pra cá não temos mais notícias", disse Tatiaia Barbosa de Sousa, 44 anos, tia de Matias.

Segundo Tatiaia, no dia do sumiço aconteceu um assalto na região e a moradora desconfia que os dois tenham sido vítimas dos policiais. "A polícia entra aqui (favela) atirando, humilhando. Levaram os dois e até agora não disseram nada pra gente. Depois do toque de recolher está sumindo um monte de gente na região", comentou.

A moradora disse também que no dia do sumiço dos dois rapazes, teria acontecido um assalto no bairro e ela teme que os dois jovens tenham sido executados. "Não deram entrada em delegacia, mas foram levados pela Polícia. Aonde eles estão? No dia que levaram eles tinha sete viaturas da polícia. Quero saber onde está ou o que fizeram com meu sobrinho", concluiu Tatiaia.

Manifestação paralisa a principal avenida da região

A manifestação dos moradores do Morro do Piolho, no início da tarde de ontem, chegou interditar toda a avenida Papa João Paulo I, em Bonsucesso, o que causou congestionamento no acesso ao trevo de Bonsucesso pela rodovia Presidente Dutra – sentido Rio de Janeiro – e também no sentido oposto durante toda a tarde. Os manifestantes atearam fogo em pneus e em pedaços de madeira para interditar a via que foi liberada após a chegada do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Momentos depois da primeira manifestação, um ônibus foi queimado praticamente no mesmo local, já no início da noite de ontem. Ninguém ficou ferido ou foi preso durante a manifestação.

Posso ajudar?