Após uma renovação de 44,11% nas últimas eleições, em 2016, a Câmara Municipal de Guarulhos vive a expectativa de um novo pleito, com a esmagadora maioria dos parlamentares tentando permanecer na Casa de Leis. Segundo levantamento do GuarulhosWeb, pelo menos 30 dos 34 vereadores tentam a reeleição para mais um mandato neste ano. Na eleição de 2012 a renovação foi ainda maior do que há 4 anos: 58,82% de novos eleitos.
Neste ano, Eduardo Barreto, eleito em 2016 pelo PC do B, sigla que ele deixou recentemente, foi o único a confirmar sua pré-candidatura a prefeito, pelo Pros. Ou seja, não tentará a permanência no atual cargo.
O vereador Edmilson Souza, que deixou o PT para se filiar ao Psol, chegou a ser especulado como candidato do partido à Prefeitura. Contudo, a sigla confirmou Simone Carleto como pré-candidata ao cargo. Portanto, Edmilson tentará seu quarto mandato como vereador.
Vivem dilemas o atual presidente da Câmara, Professor Jesus (DEM), e Sandra Gileno (Patriota), cotados para a vaga de vice na chapa de Guti à reeleição. Para tanto, seus cônjuges (respectivamente, Vanessa de Jesus – que tem se mostrado ativa nas redes sociais – e o ex-deputado Gileno, exonerado do cargo de auxiliar parlamentar da Assembleia Legislativa na última semana), podem concorrer a uma cadeira caso Guti faça a opção de um deles para compor a chapa. Caso o chefe do executivo não escolha nenhum dos citados, Professor Jesus e Sandra Gileno deverão se candidatar à reeleição.
Com cinco mandatos de vereador e um como deputado estadual (1999-2002), Eduardo Soltur também lança sua esposa, Karina Soltur, como candidata. Ela se filiou ao PSD em abril e tentará uma cadeira em Guarulhos pela primeira vez.
Ainda há uma exceção entre os demais parlamentares da casa. O GuarulhosWeb apurou que João Barbosa (Republicanos), vereador há dois mandatos consecutivos, pode não concorrer ao cargo neste ano. A reportagem entrou em contato com a assessoria do parlamentar e não obteve retorno. O espaço continua aberto ao parlamentar.
Maior bancada da Câmara, o PT tenta manter seus seis vereadores no próximo mandato. Em 2016, foram sete eleitos. Conforme mencionado no texto, Edmilson Souza deixou o partido recentemente.
Outra curiosidade entre os vereadores é que Paulo Roberto Cecchinato (PTB) tenta sua décima vitória como vereador em Guarulhos. Se concluída, ao final do próximo mandato, ele terá cumprido 40 anos de exercício.
Por ora, são candidatos à reeleição: Acácio Portella – PATRIOTA, Betinho Acredite – PTB, Carol Ribeiro – PSDB, Dr. Alexandre Dentista – PSD, Dr. Eduardo Carneiro – CIDADANIA, Dr. Laércio Sandes – DEM, Edmilson Souza – PSOL, Genilda Bernardes – PT, Gilvan Passos – PSD, Janete Pietá – PT, João Dárcio Ribamar Sacchi – PODEMOS, Lamé – MDB, Lauri Rocha – PSD, Luís da Sede – PSD, Marcelo Seminaldo – PT, Maurício Brinquinho – PT, Moreira – PSL, Pastor Anistaldo – PSC, Paulo Roberto Cecchinato – PTB, Prof. Rômulo Ornelas – PT, Professor Jesus – Republicanos*, Rafa Zampronio – PSDB, Ramos da Padaria – PSD, Romildo Santos – PSD, Sandra Gileno – PATRIOTA*, Sérgio Magnum – PATRIOTA, Serjão Inovação – PSD, Thiago Surfista – PSD, Toninho da Farmácia – PSB, Wesley Casa Forte – PSB e Zé Luiz – PT.
Se confirmada a situação de desistência de João Barbosa e, caso o prefeito Guti não opte por Sandra Gileno ou Professor Jesus como vice na chapa à reeleição, Guarulhos poderá ter 31 dos 34 vereadores tentando novo mandato. Se vencerem, o legislativo pode ter apenas 8,5% de renovação na Câmara no próximo mandato.
*Erramos: Diferente do que foi informado anteriormente, se eleito, o vereador Paulo Roberto não cumprirá 40 anos consecutivos como parlamentar. Ele tenta sua décima vitória, entretanto, em 2012, Cecchinato não foi eleito.