A obra irá beneficiar milhares de moradores em bairros da Zona Leste da capital e em Guarulhos com a redução de congestionamentos. O novo acesso também deverá reduzir o tempo de viagem no acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e no eixo São Paulo – Mogi das Cruzes.
Além do governador, estão presentes o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), que está em férias e compareceu de maneira informal, alguns secretários municipais, o deputado estadual Ramalho (PSDB) e o novo vereador do partido, Gilvan Passos.
As intervenções, iniciadas em março de 2012, foram viabilizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, e estão sendo entregues com dois meses de antecedência. O investimento na obra foi de R$ 44,5 milhões, oriundos da receita dos pedágios e financiamento do BNDES.
A obra contou com a melhoria e ampliação do trevo já existente no km 24,8, incluindo a construção de um viaduto em ferradura, de 600 metros de extensão, duas faixas de rolamento e capacidade de tráfego de 3 mil veículos por hora. O novo viaduto e o antigo José Bastos Tenório formam um sistema de vias de retorno que funcionará como alternativo no acesso ao bairro dos Pimentas, sem necessidade de o motorista adentrar a rodovia.
Os trabalhos foram executados pela concessionária Ecopistas, sob fiscalização da ARTESP. No período de obras foram gerados cerca de 250 empregos diretos e indiretos.
Tráfego. Com a conclusão das obras, estão previstas alterações no tráfego da região. A liberação das pistas e do viaduto ocorrerá gradativamente, a partir de 18 de janeiro (sexta-feira). O antigo viaduto dos Pimentas José Bastos Tenório passa a operar em único sentido, do leste – em direção ao Interior do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto – para o oeste – sentido São Paulo. Portanto, os motoristas que utilizavam o dispositivo no sentido oposto deverão seguir pelas pistas marginais da Ayrton Senna e retornar no novo viaduto dos Pimentas. Em caso de dúvidas sobre a operação, os usuários devem entrar em contato com a Ecopistas através do telefone 0800-7770070.
Melhorias em Guarulhos. Além da remodelação do Trevo dos Pimentas, outros segmentos de vias marginais estão sendo implantados no trecho de Guarulhos, a fim de melhorar o tráfego local, incluindo oito quilômetros de faixa adicional (5ª faixa). No sentido capital, a Ayrton Senna recebe marginais entre o km 19,3 e o km 26, em ambos os sentidos. Além disso, entre o km 11 e o km 19, sentido Aeroporto Internacional de Guarulhos, está sendo implantada faixa adicional. Os investimentos somam R$ 172 milhões. Todas as obras estarão concluídas até fevereiro de 2014.