A solenidade será acompanhada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pelo deputado federal, Carlos Roberto (PSDB), e pelo vereador Geraldo Celestino (PSDB).
A obra já estava pronta, porém as divergências entre os poderes Executivo Municipal e Estadual com relação a regularização das áreas atrasou a entrega. No início do ano, o secretário municipal de Habitação, Orlando Fantazzini, disse que a liberação das moradias dependia do governo estadual, pois o terreno é do Estado. Para o responsável pela pasta estadual, Lair Krähenbühl, era competência do município.
O Conjunto Habitacional Vereador Toninho Raimundo recebeu investimentos de R$ 21,5 milhões. Os imóveis medem 44,73 m², contam com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, e foram destinados a funcionários públicos estaduais e municipais que trabalham em Guarulhos.
O conjunto integra o Programa Habitacional de Integração (PHAI), desenvolvido pela Secretaria Estadual da Habitação, por meio da CDHU, que tem como proposta aproximar a moradia do local de trabalho dos servidores.