O Flamengo perdeu por 1 a 0 para a Francana, na tarde deste sábado, 22/09, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, e viu a chance de avançar às semifinais do Campeonato Paulista da 4ª Divisão ficar mais difícil faltando apenas uma rodada para o encerramento da 3ª fase da competição.
Para se classificar, o time precisa vencer o Comercial, em Ribeirão Preto, no próximo final de semana, e ainda dependerá do resultado entre Francana e São José. Missão complicada para uma equipe que iniciou a fase muito bem, com duas vitórias seguidas, mas que depois engatou 3 derrotas (duas para o São José e a deste sábado para a Francana, sendo que as duas últimas foram em Guarulhos).
Depois de um primeiro tempo horrível, o Flamengo se abriu no segundo, caiu na armadilha preparada pelo técnico Paulinho McLaren, da Francana, tomou um gol aos 45 minutos e viu o time do interior ultrapassa-lo na tabela do grupo 11. “A gente tinha que trazer o Flamengo para o jogo que a gente queria. Depois que atraímos o Flamengo, eles abriram espaços e colocamos o Neto no jogo para verticalizar o time. E deu certo. Tivemos três chances e fizemos o gol da vitória no fim”, declarou o ex-atacante do Santos ao GuarulhosWeb após a partida.
O jogo
Parte da tática de atrair o Flamengo para o seu campo, citada pelo técnico da Francana, estava em também não propor o jogo no primeiro tempo. Assim como o rubro-negro, o time do interior pouco fez na primeira etapa.
Na volta do intervalo, o time de Guarulhos resolveu ir mais ao ataque, principalmente com Zé Gatinha, pela esquerda, e também com Bruno Freitas, pelo outro lado. Mas pouco se produziu de efetivo. Aos 12 minutos, a bola quase chega para o atacante Luan completar, mas o zagueiro Matheus afastou o perigo. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Lucas Rocha, de cabeça, não pegou em cheio na bola, mas assustou.
O Flamengo não conseguia vencer a disputa no meio de campo. A segunda bola sempre ficava com a Francana. Foi então que Paulinho McLaren colocou o atacante Neto, para tornar seu time mais incisivo. Aos 22, o goleiro flamenguista Matheus Santillo fez um milagre ao mandar para escanteio um chute venenoso de Iran. A bola veio com efeito, saindo do alcance do goleiro, que conseguiu defender.
Aos 29, outro atacante, Léo Ferreira, entrou na partida. Tirando uma defesa muito difícil do goleiro Adalberto, em chute de fora da área de Luan, só a Francana assustou. E o próprio Léo Ferreira fez o gol da vitória, aos 45 minutos, após jogada de Neto pela ponta esquerda. “O Paulinho falou para eu ficar na área que a chance apareceria. E eu fui feliz de fazer o gol. Agora é trabalhar porque ainda não estamos classificados”, disse o artilheiro da tarde.
O atacante flamenguista Ítalo reconheceu que o time não fez boa partida, mas não jogou a toalha com relação à classificação. “Nós conversamos no vestiário. Nosso primeiro tempo foi o pior que tivemos na competição. Entramos no jogo que o adversário queria. No segundo, tivemos mais a bola no chão, mas abrimos brechas. Mas se tiver 1% de chance a gente vai com 99% de fé, independente do mando de campo. Vamos pra cima”, afirmou.
Ficha Técnica
Flamengo 0 x 1 Francana
Campeonato Paulista 4ª Divisão – 5ª rodada, 3ª fase
Estádio Antônio Soares de Oliveira
Árbitro: José Claudio Rocha Filho
Gol: Léo Ferreira, aos 45’ 2t (Francana)
Cartões amarelos: Iran, 25’2t, Hugo, 41’2t, e Léo Ferreira, 45’2t (Francana); Raphão, 45’2t (Flamengo)
Flamengo: Matheus Santillo, Greick, Vinícius Bebê, Brendo e Lucas Rocha; PC (João Paulo), Raphão, Zé Gatinha, Ítalo, Vinícius Faria (Luan) e Bruno Freitas (Gabriel Lopes). Técnico: Marcelo Marelli
Francana: Adalberto, Arthur, Matheus, Tom, Boi, Hugo, Will, Radsley, Allan Patrick (Neto), Mamer (Iran) e Fornazari (Léo Ferreira). Técnico: Paulinho Maclaren.
Resultados e classificação
3ª fase – 5ª rodada
Grupo 11
Flamengo 0 x 1 Francana
São José x Comercial (jogam às 20h)
1º São José – 9 pts
2º Francana – 7 pts
3º Flamengo – 6 pts
4º Comercial – 4 pts