Cidades

Apesar da proximidade de eleições, cartórios têm movimento baixo

A baixa procura se deveria ao fato do costume brasileiro de deixar tudo para o último momento

Apesar do atendimento em forma de plantão neste ultimo final de semana, a procura por reimpressão e emissão de 2ª via do título de eleitor ainda não é considerado o esperado. É o que apontam os chefes dos sete cartórios eleitorais do município. O prazo final para as solicitações é a próxima quinta-feira.

A estimativa é que este quadro se altere nos próximos dias e os pedidos superem a média registrada de 90 documentos emitidos. O Guarulhos Hoje apurou que, nesta segunda-feira, a maioria dos atendimentos acontecia em menos de dez minutos. A baixa procura se deveria ao fato de que o brasileiro costuma deixar para o último momento. "Já é característica e faz parte da cultura do brasileiro deixar tudo para a ultima hora", declara Valter Clemente, chefe de cartório da 394ª Zona Eleitoral.

Balanço – A média de emissões no final de semana é de aproximadamente 90 documentos nos sete estabelecimentos. A segunda via do título de eleitor representa cerca de 80% deste número, sendo 20% para a reimpressão.

A população demonstra certo desinteresse para regularizar a própria situação na Justiça Eleitoral. "Apenas obtive a informação há poucos dias por meio de anúncio na TV que a regularização seria até quinta-feira", disse a doméstica Luciene de Jesus, 26 anos, sem mostrar muito interesse pela regularização de seus documentos.

A expectativa é atender aproximadamente 7 mil eleitores até quinta-feira – uma vez que será necessário apresentar para votar, no dia 3 de outubro, o título de eleitor acompanhado de um documento com foto.

Posso ajudar?