O coordenador municipal de Assuntos Aeroportuários, Marcelo José Chueiri, discorreu na tarde desta segunda-feira (24), em audiência pública realizada na Câmara de Guarulhos, sobre as ações do órgão em 2014 e os planos para 2015, no que diz respeito à Lei Orçamentária anual de Guarulhos. O vereador Laércio Sandes (PMN) presidiu a audiência
Chueiri destacou a importância que o Aeroporto tem para Guarulhos, como gerador de empregos e de investimentos na Cidade. “Este equipamento ajudou o setor de serviços a ultrapassar o industrial no Município, é um elemento que estimula o desenvolvimento econômico e social”, disse o coordenador, lembrando que até o final de 2014 o Aeroporto terá registrado o trânsito de 40 milhões de passageiros, com uma taxa de crescimento de 10% ao ano. “Isso o torna um dos mais importantes do mundo’, avalia Chueiri.
Apesar dos pontos positivos, este crescimento também traz impactos negativos, como, por exemplo, o ambiental. Em face disso, a Coordenadoria trabalho na elaboração e aprovação de uma legislação, inédita no País, voltada a acidentes causados por impacto de aeronaves com aves. “Mas nossa principal questão é em relação à população do entorno do Aeroporto”, frisa Chueiri. “Com base em avaliações técnicas que estamos realizando, planejamos o desenvolvimento econômico da região do entorno do aeroporto e também que a população que ali reside tenha uma melhor qualidade de vida, explicou.
Questionado pelo vereador Guti (PV), sobre a alíquota de 2% relativa ao INSS pago pelo Aeroporto, menor ao praticado a outras empresas com sede em Guarulhos, o coordenador disse que este índice será revisto. “O aeroporto não sairá de Guarulhos, portanto, não há sentido que ele não pague os 5% de imposto, como é de praxe se cobrar”, afirmou Chueiri.