Cidades

Apesar de já lançado, integração com Bilhete Único só funcionará no sábado

Os usuários do transporte público por enquanto só podem realizar a emissão do novo cartão nos postos de venda

Anunciado oficialmente pelo prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, no final de dezembro, o Bilhete Único ainda não funciona na cidade. Os usuários do transporte público por enquanto só podem realizar a emissão do novo cartão nos postos de venda. A integração durante o período de duas horas, principal benefício do sistema, só será possível a partir do dia 8, próximo sábado.

A constatação do Guarulhos Hoje contraria a versão oficial via release da Prefeitura que não divulgou que o Bilhete Único só estaria à disposição da população apenas para a emissão do cartão. Na ocasião do lançamento, ocorrido na última terça-feira, Gonçalo afirmou que "o Bilhete Único de Guarulhos torna-se realidade para a população".

A Guarupas – associação que administra o sistema de transporte público em parceria com a Prefeitura – ainda não possui uma estatística oficial de quantos cartões foram emitidos desde o lançamento.

Apesar da funcionalidade ainda não estar ativa, o Bilhete Único gerou expectativa na população, que já estava com o cartão em mãos na manhã de ontem. A babá Elisângela da Silva, 33, lamentou não poder utilizá-lo. "Com certeza ajudará muito, mas me falaram que não tem previsão de liberarem para a integração ainda". A doméstica Marta Maria da Silva, 62, planeja usar o benefício em favor de seu filho. "Ele usa mais de uma condução para trabalhar e nem sempre temos dinheiro para pagar", explicou.

A Reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura. No entanto, até o fechamento desta edições os questionamentos não foram respondidos.

Passo a passo – Para emitir o cartão do Bilhete Único, o usuário deve comparecer a um dos 41 postos de venda (confira no www.guarulhosweb.com.br). Segundo a Guarupas, a primeira via é gratuita, porém é obrigatória a recarga mínima de duas passagens, no valor de R$ 5,30 até hoje e R$ 5,80 a partir de amanhã. Em caso de extravio, o segundo cartão custará o valor de oito passagens, que não serão revertidas em créditos.

O usuário terá direito a realizar quantas viagens necessitar ao custo de uma tarifa, desde que respeite o prazo de duas horas. Será possível realizar a integração em qualquer ponto da cidade, porém somente em ônibus municipais. As linhas intermunicipais estão fora do novo sistema.

Lotações continuam operando na cidade

A novela envolvendo as lotações continua. Em novembro, a Prefeitura divulgou decreto que previa o fim da operação após o Natal. Porém, uma liminar obtida por um grupo excluído do novo sistema garante a circulação das lotações. Enquanto isso, 301 micro-ônibus adquiridos pelos permissionários que operarão na cidade em substituição as lotações continuam guardados.

O presidente do Sindicato das Lotações, Cícero Mossoró, criticou a demora na definição do caso. "O Judiciário precisa se mexer. Eles impedem a implantação integral do Bilhete Único por culpa de uma minoria que nem participou da licitação", desabafou. "As prestações estão vencendo e os carros estão parados. Daqui a pouco os 301 permissionários irão cobrar o Sindicato", completa

Posso ajudar?