Cidades

Apesar de placas do OPA, avenidas e ruas exibem buracos e obras inacabadas

Anúncio de obra concluída antes do término e erosões em ruas recém-recapeadas estão entre os problemas apresentados

As vias Nossa Senhora Mãe dos Homens, Salgado Filho, Antonio Carlos e Martins Junior são exemplos de falhas da Operação Asfalto (OPA), desenvolvida pela Prefeitura. Anúncio de obra concluída antes do término e erosões em ruas recém-recapeadas estão entre os problemas apresentados.

Em toda a sua extensão, a avenida Nossa Senhora Mãe dos Homens, na região central, encontra-se repleta de ondulações, remendos e rachaduras. Nas proximidades do trecho de cruzamento com a rua Arminda de Lima, apesar da placa da OPA informar que a mesma foi recapeada, a via conta ainda com um buraco, que mostra o antigo paralelepípedo abaixo da camada de asfalto e acumula água da chuva.

Na verdade, apenas um pequeno trecho, na altura do encontro com a avenida Salgado Filho, recebeu recapeamento. Na opinião do comerciante Darcy Carreira, 60 anos, a placa contrasta com a realidade da avenida e ofende. "É um caso sério, uma ofensa aos munícipes", comenta.

Ainda no Centro, na avenida Salgado Filho, altura do número 1.200, um pequeno trecho em ambas as faixas recebeu recapeamento. No entanto, na pista sentido centro, a lateral da via tem ondulações.

Já no Jardim São João Batista, a moradora Maria da Guia Cunha Viana, 57 anos, aponta que a avenida Antonio Carlos foi recapeada há aproximadamente um mês, porém, está cheia de ondulações e já conta com um buraco. "Mal terminaram o trabalho e já surgiu um buraco", disse.

A população do Jardim Nova Taboão se depara com um problema parecido, entretanto com um agravo. Na rua Martins Junior, um trecho que vai da altura do número 1.100 e 1.518 foi feito recapeamento, mas já há uma erosão no local. Quanto ao agravo, o fato é que os trechos que antecedem o número 1.100 e prosseguem do número 1.518 não receberam recapeamento e estão com asfalto em situação precária.

Operação Asfalto – Ao criar a OPA, a Prefeitura prometia investir R$ 67 milhões dos cofres públicos para pavimentação, recapeamento e tapa-valas, diversas vias do Centro da cidade ainda continuam com erosões, causando transtornos diariamente à toda população.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Obras informou que em toda cidade 211 vias serão contempladas pela OPA, das quais 180 tiveram obras finalizadas e 31 tem serviços em andamento. A Prefeitura pretende concluir obras em 381 vias do município até 2011. Questionada, até o fechamento desta reportagem, a Pasta não informou quais as vias com obras em andamento nem quanto dos R$ 67 milhões orçados já foram aplicados.

Posso ajudar?