Cidades

Aplicativo auxilia na busca de vagas de emprego

A Prefeitura lançou nesta quarta-feira (29) um inovador aplicativo para celular, desenvolvido pelos alunos do Instituto Federal/campus Guarulhos, com os serviços oferecidos pelos postos da Agência Pública Municipal de Emprego (Ciet), da Secretaria do Trabalho. O dispositivo deverá entrar em operação em até três meses e poderá ser acessado em aparelhos com o sistema Android. O objetivo é ampliar as facilidades de acesso aos trabalhadores, empresas e microempreendedores.
 
O dispositivo eletrônico, entre outros dados, disponibilizará para visualização relação das vagas de emprego, dos cursos de capacitação profissional, consulta de currículos por empresários, orientações ao microempreendedor e acesso ao portal do MTE (Sistema Mais Empregos do Ministério do Trabalho e Previdência Social).
 
Um dos diferenciais do aplicativo é que ele foi desenvolvido para funcionar 90% offline e 10% online. Isso significa que o usuário pode acessar a maioria dos serviços oferecidos sem precisar da internet. Já para visualizar a lista atualizada diariamente de vagas disponíveis é necessário estar conectado a um 3G ou Wi-fi.
 
Durante o evento, que aconteceu no Centro Municipal de Educação Adamastor/Centro, também foram apresentados novos programas quer serão incorporados pelo Ciet, como um novo Portal de Empregos, que fará a gestão das vagas administradas no aplicativo; a Carteira Amiga, um sistema para auxiliar no controle das finanças pessoais; e o AGE – Sistema de Gestão Escolar, desenvolvido para facilitar a comunicação no ambiente escolar.
 
Para a secretária do Trabalho Patrícia Ianda, o aplicativo representa um grande avanço por proporcionar inclusão social, visto que irá beneficiar, principalmente, as pessoas que se encontram na camada mais vulnerável da população guarulhense. “Essa ferramenta ajudará os munícipes com economia no transporte, pois não precisarão mais de deslocar de um lado para outro da cidade. Além disso, trará agilidade nas informações, facilitando o atendimento das demandas tanto das empresas como o da própria Secretaria”, afirmou.

Posso ajudar?