O Renault Logan é um daqueles carros que se mantém no mercado de maneira discreta, muito mais pelo boa relação custo-benefício, do que por avanços tecnológicos ou visuais. Quando estreou no Brasil em 2007, o sedã compacto-médio da marca francesa logo atraiu consumidores que buscavam bastante espaço interno. Até mesmo o limitado motor 1.0, oferecido junto ao 1.6, garantia boas vendas, apesar de já estrear com um visual na época tido como um pouco antiquado, derivado da modelos europeus da década anterior. O GuarulhosWeb avaliou por uma semana a versão 2021 Zen, com motorização 1.6 e câmbio manual. Nada de extraordinário, porém a certeza de que o carro segue cumprindo sua missão.
O bom espaço interno segue sendo seu principal atrativo, o que faz do Logan ideal para o transporte de passageiros nas cidades. Não à toa, é bastante utilizado por motoristas por aplicativos e taxistas, principalmente a versão com motorização 1.6 sce 16V que garante bom desempenho nas mais diferentes situações, inclusive com consumo de combustível aceitável. A potência máxima é de 118 cv com etanol e o torque é de 16 kgfm.
Assim como prega a Renault, durante a avaliação foi possível observar que cinco pessoas viajam confortavelmente, com folgas para os joelhos, ombros e cabeça, graças principalmente à boa distância entre-eixos de 2.635 mm. O amplo espaço interno também é percebido no porta-malas, de 510 litros, um dos maiores do segmento.
Em equipamentos, o Logan Zen não traz nada de extraordinário. Tem o Media Evolution, em um display central, com rádio e conexão por cabo que permite os aplicativos mais utilizados, a partir do Apple Car Play e Android, como Waze e Spotfy, entre outros. O computador de bordo é bastante básico também, com informações básicas, no velho painel do Logan renovado no meio da década passada.
O visual é o mesmo desta renovação, o que garantiu mais elegância, mas sem grandes projeções mais modernas, ainda mantendo as linhas que deram origem ao modelo, numa dica de que em breve deve vir alguma renovação ou mesmo descontinuidade, dando espaço para os passos mais largos que a Renault vem dando rumo a eletrificação de seus modelos.
O que o Logan Iconic oferece de série, por R$ 71,7 mil
- quatro airbags (dois frontais e dois laterais),
- Isofix,
- direção eletro-hidráulica,
- ar-condicionado,
- vidros dianteiros elétricos,
- travas elétricas,
- chave canivete
- rodas de 15 polegadas.
- Media Evolution,
- comando satélite no volante,
- sensor de estacionamento,
- ajustes de altura do banco e volante,
- computador de bordo,
- alarme,
- vidros elétricos com “one touch”
- Stop&Start