Saúde

Após 15 dias, jovem de 16 anos internada em Guarulhos com convulsões consegue transferência para o HC

A guarulhense Ágata, de 16 anos, conseguiu ser transferida para o Hospital das Clínicas após uma longa batalha da família para obter um diagnóstica acerca do caso da jovem, internada no hospital da Criança, no último dia 24, com quadro de convulsões.

Diante da complexidade dos sintomas, a unidade de Guarulhos pediu transferência de Ágatha para um hospital com mais recursos. Para tanto, ela foi inserida no sistema Cross, administrado pelo governo estadual, e não conseguia vaga. Durante a espera, ela foi entubada e sedada para evitar novas convulsões.

“O Hospital HMCA é de média complexidade, mas a Ágata precisa de um hospital de alta complexidade. Os pais agradeceram o hospital pelo trabalho feito até então. Ela está sendo acompanhada e todo suporte de vida está sendo dado para ela, dentro dos recursos possíveis que o HMCA tem”, informou, ao GuarulhosWeb, o hospital em nota.
A reportagem então procurou o Estado na última sexta-feira, 9/10 para obter mais informações da situação. A Secretaria da Saúde respondeu que “permanecia monitorando o caso com a finalidade de auxiliar na transferência para serviço de referência”.

No dia seguinte, às 10h50, uma ambulância buscou Ágata e a encaminhou ao HC, na Capital. A jovem agora espera por um diagnóstico e, então, o tratamento. Nesta quarta-feira, 13, ela passa por exames importantes para a definição do seu quadro.