Foi liberada na tarde desta sexta-feira, o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos pela ponte do rio Baquirivu-Guaçu, que interliga a rodovia Hélio Smidt à avenida Jamil João Zarif, interditada desde fevereiro do ano passado. Na época a Infraero realizou laudo técnico sobre as condições de uso da ponte que apontou que a mesma não tinha condições seguras para o tráfego de veículos.
Com a reabertura está liberado somente o tráfego de veículos leves, que não comprometam a estrutura física da obra, além da circulação de pedestres, ciclistas e motos. "Aparentemente é uma obra pequena, mas que tem um simbolismo muito grande para a nossa cidade", afirmou o prefeito Almeida.
Após liberar o acesso, o prefeito aproveitou para inspecionar, junto com o presidente da Infraero, as obras que estão sendo realizadas para receber no país a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.
Desde o último dia 7, a pista de maior extensão (3,7 km) começou a passar pelo processo de revitalização, o que a interditou parcialmente. Estão previstos no projeto a remoção da camada superior do pavimento asfáltico; substituição e implantação de novos sistemas de balizamento, recomposição do pavimento e a execução do grooving (ranhuras). Além disso, haverá a construção do Terminal Remoto, no antigo Terminal de Carga da Vasp, o que ampliará a capacidade do aeroporto em 5 milhões e meio de passageiros por ano.
"Estou impressionado com o ritmo das obras. Ao término duplicaremos a capacidade do nosso aeroporto", afirmou o prefeito Almeida que ressaltou que o aeroporto é parte integrante da cidade e é assim que ele deve ser visto pelos guarulhenses.
Gustavo do Vale enfatizou que a concessão, autorizada pela presidenta Dilma Roussef em maio, não alterará em nada o ritmo do aeroporto. "A Infraero terá os mesmos direitos dos sócios privados e tudo continuará igual. Não haverá demissões para os funcionários que aqui trabalham hoje e todos desfrutarão dos benefícios".