A greve dos médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que durou pouco mais de quatro meses chegou ao fim nesta segunda-feira, 25. Os usuários que procuravam a unidade de Guarulhos tiveram de ter muita paciência para que pudessem ser atendidos. Os atendimentos realizados se restringiam apenas às perícias já marcadas pelo instituto.
“Estou aqui desde a manhã deste dia. Tomei um verdadeiro chá de cadeira. Mas felizmente consegui ser atendido e desenrolar o meu problema. Estão atendendo em apenas um guichê, hoje, e por isso está lotado", disse um usuário, que preferiu não se identificar. Ele informou que chegou ao local às 9h e saiu por volta das 15h30.
A reportagem do GuarulhosWeb apurou que, ao procurar a unidade neste retorno das atividades dos médicos peritos, usuários estão tendo suas perícias médicas marcadas e outras reagendadas para os meses de abril e maio deste ano. Em contato com funcionários daquela unidade guarulhense, eles preferiram não comentar o assunto. O atendimento é realizado apenas aos que possuem consulta marcada antes ou no período da greve.
Já o INSS entende que o retorno dos peritos médicos ao trabalho, prejudicado desde 4 de setembro quando foi deflagrado o movimento grevista, permitirá ao INSS atuar para a regularização do atendimento. Muitos servidores já retomaram suas atividades, por isso, em boa parte das unidades do Instituto, o atendimento pericial já vem sendo realizado normalmente.
O Instituto também ressalta que, ao contrário do que diz a associação dos médicos peritos quando se refere ao retorno em “estado de greve”, em que os peritos atenderiam apenas parte da demanda, o INSS esclarece que a regra de priorização do atendimento é definida pelo próprio Instituto e está estabelecida nos seus normativos. A Central de Atendimento 135 está à disposição para orientar a população e também para realizar os agendamentos e/ou reagendamentos necessários.