O morador do Macedo, Rodolfo Pessoa, foi ao Hospital da Unimed Guarulhos, no mesmo bairro, levar o sogro Waldemiro Pedro Guzzi, representante comercial de 66 anos, que se queixava de dor de garganta, por volta das 12h30 desta segunda-feira. Às 12h51, ele passou pelo atendimento inicial para encaminhamento para a triagem, que ocorreu quase uma hora depois.
Às 17h50, o paciente ainda não havia sido atendido. Segundo informações obtidas por Rodolfo, ainda tinham cinco pessoas à sua frente para passar pelo médico. “Isso aqui está pior que o SUS. Um desrespeito com os clientes”, afirmou. “Pagamos um plano caro para ser tratado igual a cachorro”, completou.
Diante do descaso, às 17h40, eles desistiram do atendimento e foram procurar por uma clínica particular.
RESPOSTA DA UNIMED GUARULHOS
O Hospital Unimed Guarulhos, com o compromisso de prestar esclarecimentos sobre as informações apresentadas a nós pelo portal Guarulhos Web, a cerca do relato de Rodolfo Pessoa, que deu entrada na unidade de Pronto Atendimento da Rua Tabajara nº 566, no dia 07 de março, informa que atualmente a unidade tem registrado um aumento atípico no número de atendimentos devido às crescentes suspeitas de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, principalmente dengue e zika.
Esclarecemos que o Hospital Unimed Guarulhos adota o protocolo de Classificação de Risco em sua triagem, em que o grau de prioridade clínica do cliente é identificado por meio de uma cor (vermelha, laranja, amarela, verde ou azul), que corresponde à gravidade do caso. O protocolo é uma ferramenta de humanização que procura organizar e garantir o atendimento a todos, segundo suas respectivas necessidades.
Nos mesmos moldes do que foi realizado em 2015, com cerca de 140 atendimentos diários, entre consultas e exames, a Unimed Guarulhos está se estruturando para disponibilizar um posto exclusivo dedicado a pacientes com suspeita de dengue, desafogando o seu Pronto Socorro.
A Unimed Guarulhos trabalha continuamente para aprimorar seus processos e oferecer a seus clientes atendimento eficiente e humanizado, e está investindo na contratação de mais um médico para atendimento na unidade hospitalar, contando atualmente em seu quadro com 05 clínicos gerais e 02 ortopedistas.