Polícia

Após ação da Prefeitura de Mairiporã, Polícia resgata mais de 100 animais em situação de maus-tratos

Mais de 100 animais, entre cachorros, gatos e porcos, foram resgatados em situação de maus-tratos nesta segunda-feira (25), em um sítio localizado em Mairiporã. A responsável pelo local é investigada.

A Secretaria de Meio Ambiente de Mairiporã recebeu denúncia sobre possíveis maus tratos em uma ONG, localizada na Serra da Cantareira, próximo à divisa com Caieiras. Em uma vistoria ao local na última sexta-feira, a Secretaria de Meio Ambiente, acompanhada da Vigilância em Zoonoses e Polícia Militar Ambiental do Estado, por meio da operação delegada, foram constatadas diversas irregularidades e dado um prazo de três dias para que os responsáveis se adequassem às normas vigentes.

Nesta segunda-feira, as equipes da Prefeitura de Mairiporã acompanham os trabalhos da Polícia Civil, que também foi ao local após uma denúncia registrada por meio de um boletim de ocorrência. Com base nas informações, agentes da 3ª Delegacia de Polícia de Crimes contra os Animais, da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente (Diima), cumpriram mandados de busca e apreensão no endereço.

No local, foram encontrados 125 animais, sendo dez porcos, 60 gatos e 55 cães. Segundo a denúncia, a investigada que cuidava do sítio não estava dando os devidos cuidados aos animais.

“A suspeita será presa em flagrante e as investigações prosseguem para esclarecer os fatos. É deprimente e inadmissível que os animais permaneçam em situações deploráveis”, afirmou a delegada Francine Gonçalves, da 3ª Delegacia de Polícia de Crimes contra os Animais.

O caso foi registrado como crime contra o meio ambiente, por prática de maus-tratos a animais.