Esportes

Após apreensão, organizadores anunciam ter liberação para Volta Ciclística

Na tarde desta quarta-feira (19), durante coletiva de imprensa que marcou a abertura da 2ª Volta Ciclística  Internacional de Guarulhos, o presidente da Associação Desportiva responsável pela organização da prova –, José Claudio dos Santos, conhecido como Facex, contou que recebeu nesta manhã a autorização para que a prova acontecesse na cidade.
 
O evento tem abertura oficial nesta quarta-feira, às 18h, no Bosque Maia. e na quinta-feira (20) às 11h, acontece a largada da primeira etapa – Guarulhos/ São José / São José / Guarulhos, em um percurso com total de 165km. Nos dias 21, 22 e 23 as etapas passam pelas cidades de Mairiporã, Nazaré Paulista, Iagaratá, Santa Isabel e Arujá, totalizando  401km de prova.
 
Durante a coletiva, Facex contou como foram os dias de preocupação antes da liberação para que a prova pudesse acontecer. “Tenho que agradecer aos deputados, a prefeitura, as polícias e diversos órgãos, as pessoas abraçaram o evento. Eu estava em uma situação de desespero e não podia deixar transparecer, mas o bem sempre vence”, contou.
 
Apesar a dificuldade encontrada para a realização do evento, Facex disse que está animado para que a Volta tenha uma nova edição. Mas promete continuar se empenhando nos próximos quatro dias para que a cidade tire nota dez em todos os quesitos.
 
O campeão da 1ª Volta Ciclística de Guarulhos, Roberto Pinheiro, conhecido como Betinho, contou que já estudou o percurso e acredita que sua maior dificuldade será na segunda etapa no dia 21, já que sua habilidade são os circuitos de velocidade e nesta etapa os atletas passam por percursos de escalada. Mesmo assim está confiante em um bom resultado. 
 
Dezessete equipes estão confirmadas para a prov.  Ribeirão Preto, Continental Italomat/Dogo (Argentina), Municipalidad de Albardón (Argentina), Abec Rio Claro, Team Audax (Osasco), Apuana Team (Rio Grande do Sul), ECT – Equipe de Ciclismo de Taubaté, Team UFF (Rio de Janeiro), Indaiatuba Shimano, Seleção Paulista, Memorial Santos, Pro Cycling Team ADF (Guarulhos), Clube de Ciclismo Só Pedal, Funvic – Soul Brasil Pro Cycling (São José dos Campos), Seleção Catarinense de Ciclismo, União Ciclística do Rio de Janeiro, Clube Maringaense de Ciclismo, além de, atletas amadores.
 
Segundo os organizadores, a prova conta com o apoio da Polícia Militar, por meio de 40 policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motoclicletas (ROCAM),  Policia Rodoviária Federal, além da Base aérea e o Tiro de Guerra. Em Guarulhos, a Secretária de Transporte e Transito e a Guarda Civil Municipal fornecem o apoio necessário para os atletas.
 
A população pode acompanhar a passagem dos atletas, no Boque Maia, onde haverá uma estrutura preparada com atividades nos quatro dias de evento, além das diversas regiões por onde os atletas devem passar.  “O guarulhense pode ver a caravana multicolor de ciclistas e carros de apoio, o vento das bicicletas passando e o contato próximo com o atleta, vale a pena ter esse contato próximo com o atleta” encerrou Facex.