Após frequentes atrasos, o Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) deve ser lançado nesta quinta-feira, 4. Segundo a Telebrás e Ministério da Defesa, órgãos responsáveis pelo equipamento, ele será lançado sem atrasos do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, às 17h.
Dentre os benefícios destacados pelo lançamento do satélite, está a ampliação da capacidade de telecomunicações, a melhora na cobertura dos serviços de internet banda larga em áreas de difícil acesso e o aprimoramento da segurança para transferência de informações civis e militares que envolvam a segurança nacional. Atualmente, o governo aluga satélites privados e de outros países da região da América do Sul para realizar estas atividades.
“O Satélite permitirá uma maior inclusão social e na área militar, assegurar soberania, aumentar a capacidade operacional”, afirmam os responsáveis por meio de nota. De acordo com as empresas que desenvolveram o projeto, o SGDC exigiu investimento de R$ 2,7 bilhões.
O lançamento será feito juntamente com o KOREASAT-7, da operadora sul-coreana Ktsat, que tem como objetivo melhorar a banda larga e a cobertura na Coreia do Sul, Filipinas, Índia e Indonésia.