Cidades

Após caso de dengue, Secretária de Saúde promove ação preventiva no Gopoúva

Na manhã desta quarta-feira (4) uma equipe do Centro de Zoonose, esteve na região do Gopoúva para fazer a Nebulização – bloqueio de focos de criadouros do mosquito transmissor da dengue, dentro e fora das residências. Segundo a Secretária de Saúde, a ação aconteceu como prevenção da doença, já que nos primeiros dias de 2015 houve um registro de contágio na região.
 
A ação contou com 28 agentes de saúde que beneficiaram cerca de mil pessoas. 256 residências foram visitadas. O objetivo era diminuir o risco de que mais pessoas da região contraiam a doença.
 
Os moradores da Alameda Aida contam que foram avisados com um dia de antecedência que a ação aconteceria “eles deixaram comunicado para todo mundo, mas com é durante a semana nem todas as casas tinha pessoas para abrir os portões, eu fico preocupada em saber que tem o foco da doença aqui e nem todas as casas foram verificas” explicou uma moradora que não quis se identificar.
 
Ailton Barros, de 52 anos, disse que a cerca de 3 anos teve a doença “acho essa ação muito importante, só quem já teve a doença sabe o quando ela é perigosa” contou.
 
A Secretária ainda alerta que a luta contra a dengue é de todos, e devemos cuidar para que o mosquito transmissor não consiga se desenvolver. Algumas dicas são importantes como manter a caixa d ´agua sempre fechada, não deixar água de chuva acumulada sem proteção, encher de areia os pratos de vasos de plantas e guardar garrafas com a boca para baixo.
 
Além das dicas os munícipes podem denunciar para a ouvidoria da Secretária de Saúde pelo 0800 772 2986 ou através da rede Fácil de Atendimento ao Cidadão.
 

Posso ajudar?