Cidades

Após cinco dias de greve, Prefeitura marca reunião com professores

O quinto dia de greve dos professores da rede municipal de ensino foi marcada pela ocupação do prédio do Fácil Bom Clima, localizado ao lado da Prefeitura. Somente nesta sexta-feira (29), após o protesto, a Secretaria Municipal de Administração e Modernização marcou uma reunião com o sindicato da categoria para iniciar as negociações.
 
Os mais de 6 mil professores exigem que a Prefeitura pague gratificações, equiparações de salários e outros direitos, que estariam atrasados desde o início do ano. Segundo o advogado do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap), Marcelo Mendes Pereira, a greve é legitima, uma vez que a categoria apresentou todos os pré-requisitos para o início do movimento e não foi procurada para um acordo.
 
Desde segunda-feira (25), os professores se reúnem em pontos estratégicos da cidade onde realizam assembleias e saem em caminhada. Além de prejudicar os estudantes da rede municipal, que estão sem aula, os protestos têm causado transtornos à população que enfrenta trânsito caótico.
 
Nesta sexta-feira (29) o grupo se reuniu em frente ao Paço Municipal a partir das 10h, onde votou pela continuidade da greve e iniciou uma caminha no entorno do prédio da Prefeitura, que estava completamente trancado com cadeados e equipes da Guarda Civil Municipal. Por fim os professores entraram no prédio do Fácil onde cantaram os hinos Nacional e de Guarulhos, além de palavras de ordem como “Almeida cadê você? Eu vim aqui para receber”, “não tem arrego, você tira meu dinheiro e eu tiro o seu sossego”.
 
Na quinta-feira (28) o grupo já havia ocupado o Teatro Adamastor onde aconteceria o “I Seminário Metropolitano de Cidades Inteligentes – Juntos pela mobilidade sustentável e segura”. O evento precisou ser interrompido e transferido para outro local.
 
Mesmo com os diversos transtornos causados durante os cinco dias de greve, a prefeitura não havia se manifestado até esta tarde, quando encaminhou ao Stap, uma carta assinada pelo Chefe de Gabinete, Helio Arantes, onde convoca o sindicato para uma reunião na manhã de segunda-feira (1) às 10h.
 

Posso ajudar?