Assim como ocorreu com o Portal Flora, entregue em Bonsucesso no início do mês apenas de forma simbólica, neste domingo a Prefeitura promoveu a “entrega festiva” do Residencial Lavras, no bairro de mesmo nome, sem no entanto determinar uma data para os futuros moradores se mudarem para o local. No primeiro caso, o prazo dado pela administração para a mudança para o “Portal Flora”, já excedeu, enquanto os novos proprietários continuam em suas casas de origem, alguns em locais de risco.
O Residencial Lavras é um empreendimento do projeto Minha Casa, Minha Vida, destinado a 1.460 famílias de baixa renda que vivem em áreas de risco localizadas na Várzea do Tietê (Vila Any, Jardim Guaraci e Vila Laurita) e também das favelas Hatsuta (São Roque) e Furp (Vila Augusta).
Segundo os novos proprietários, que não quiseram se identificar por medo de represálias, ao questionar a Caixa Econômica Federal, eles teriam recebido a informação que a documentação do imóvel não estaria completa. A prefeitura estaria com problemas para encaminhar o Habite-se – documento que comprova se a construtora cumpriu o projeto inicial e libera a obra para os moradores.
Ainda segundo os futuros moradores, funcionários da Secretaria Municipal da Habitação teria afirmado que a entrega foi antecipada devido à pressão que a administração do prefeito Sebastião Almeida (PT) vinha sofrendo.
A Prefeitura esclareceu ao GuarulhosWeb que ficou acordado com as famílias que as mudanças devem acontecer após as ligações individuais de luz e água, assim como foi combinado com os condôminos do Portal Flora, em 11 de maio. O motivo seria para que os moradores de baixa renda não pagassem, mesmo que as taxas mínimas dos serviços, antes de começarem a usufruir. No entanto, no caso do conjunto de Bonsucesso, a Prefeitura não cumpriu os prazos estabelecidos.
Por fim, a Prefeitura informou que, com o encaminhamento da documentação dos beneficiados, a expectativa é que no prazo de até 15 dias todos os apartamentos estejam com as ligações liberadas. As dependências do empreendimento já dispõem de energia elétrica e rede de água e esgoto.
Sobre o Portal Flora, a Secretaria de Habitação informou que “as mudanças para serão feitas após a individualização dos registros de água e energia, procedimento que ainda está em andamento”.
A Caixa Econômica Federal informa que toda a documentação legal dos empreendimentos Portal Flora e Residencial Lavras está regular. A mudança dos beneficiários se dará após a individualização dos registros de água e energia, procedimentos que estão em andamento