Noticias

Após falha no sistema, Polícia suspeita de sabotagem em linha privatizada do Metrô

Usuários da Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, enfrentaram mais um dia de transtornos nesta quarta-feira (4) devido a uma falha no sistema elétrico identificada na tarde de terça-feira (3), durante a greve do Metrô e da CPTM. A concessionária registrou um boletim de ocorrência, alegando ter sido alvo de vandalismo. A linha ainda opera em via única entre as estações Morumbi e Pinheiros, enquanto a Polícia investiga o caso.

De acordo com a ViaMobilidade, responsável pela administração da linha, o sistema de transporte Paese foi acionado para atender os passageiros nas estações Pinheiros e Morumbi, buscando minimizar o impacto nas viagens dos usuários.

A suspeita de vandalismo foi levantada após funcionários da ViaMobilidade encontrarem indícios de interferência maliciosa no sistema elétrico. Segundo o boletim de ocorrência registrado na terça-feira, os trabalhadores observaram que os consoles que sustentam os cabos estavam soltos. Além disso, foram encontradas pedras de grande porte próximas ao local onde o console se soltou.

Outra descoberta foi feita entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim, onde foi encontrado um objeto metálico composto por um tubo metálico e um cabo de aço na lateral da via. Esses indícios levaram a suspeitas de que a falha no sistema elétrico pode ter sido resultado de atos de sabotagem.

Em entrevista ao programa “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo, o delegado Pablo Baccin afirmou que todas as medidas necessárias foram tomadas para investigar o incidente. “Foi registrado boletim de ocorrência, ouvimos as pessoas que compareceram no plantão policial e solicitamos perícia para via, trens, para verificar se realmente houve ato de sabotagem ou outro ato de vandalismo. A Polícia Civil está empenhada em esclarecer o mais brevemente possível esses fatos que ocorreram e prejudicaram a população”, afirmou.

Baccin também destacou que as investigações estão em estágio inicial e que ainda não há informações concretas sobre os responsáveis pelo incidente. No entanto, ele enfatizou que, se for comprovado qualquer ato de vandalismo ou sabotagem, os responsáveis serão punidos de acordo com a lei.

Posso ajudar?