Início » Diferentemente da Capital, Guarulhos tem doses da Astrazeneca para atender demanda
Saúde

Diferentemente da Capital, Guarulhos tem doses da Astrazeneca para atender demanda

Depois do Estado acusar o Governo Federal de provocar um “apagão” de vacinas da Astrazeneca nos 645 municípios do estado, ao GuarulhosWeb, a Prefeitura garante ter doses suficientes do imunizante para atender a demanda dos próximos meses.

Segundo São Paulo, o Governo Federal deixou de enviar cerca de 1 milhão de 2ª doses de Astrazeneca para o estado e o prazo de aplicação destas doses começou a vencer no dia 4 de setembro.

Guarulhos

Diferente da Capital, nas 69 UBSs de Guarulhos, de acordo com a administração, não faltam unidades da Astrazeneca. A Prefeitura diz que tem recebido vacina de acordo com as datas previstas e que as doses disponíveis são suficientes para atender a demanda. Ao todo, entre setembro e novembro, 169.096 pessoas devem ser vacinadas pelo produto de Oxford.

Capital

Na Capital, segundo informou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a cidade tem em estoque apenas 34 mil doses de AstraZeneca. A falta do imunizante afeta 51% das 468 Unidades Básicas de Saúde.

Estado

Além destas 1 milhão de doses, São Paulo precisa receber cerca de 3,2 milhões de vacinas da AstraZeneca para concluir os esquemas vacinais até outubro. Desse total, 1,4 milhão precisam chegar até o dia 20 de setembro. Mais 1,27 milhão devem ser recebidas até a primeira quinzena do próximo mês e outras 465 mil até o final de outubro.

Este quantitativo total já havia sido solicitado por meio de ofício na última quinta-feira (2), mas não houve resposta pelo Ministério até o momento.

Em eventual indisponibilidade de mais remessas da Astrazeneca, o Estado aguarda envio imediato de doses da Pfizer para suprir esta demanda e concluir os esquemas em conformidade com a solução de intercambialidade indicada pelo próprio PNI do Ministério da Saúde.