O novo governador do Estado de São Paulo, Márcio França, dispara em pesquisa de intenção de votos, divulgada nesta segunda-feira (4/6) pela Vertude, e iria direto para o 2° turno, se a eleição fosse hoje. França (PSB) obtém 11,1% do total; João Doria (PSDB), 18,2%; Luiz Marinho (PT), 8,5%; e Paulo Skaf (MDB), 8,4%. Brancos e nulos somam 53,7%. A margem de erro é de 1,72% e de confiança, 95%.
Levantamento também mostrou o quanto o atual comandante do Palácio dos Bandeirantes é pouco conhecido pelos paulistas: 44,7% dos eleitores conhecem França. Isso indica que ele tem mais potencial de crescimento.
Os últimos acontecimentos, como o protagonismo e a liderança de França frente às negociações para o fim da paralisação dos caminhoneiros, contribuíram para a alavancada no cenário estadual e para o expressivo crescimento do pré-candidato em relação a sondagens internas anteriores feitas pelo PSB.
“O objetivo desta pesquisa foi captar o movimento do eleitorado após o término de uma das maiores paralisações do Brasil. Por isso, construímos um questionaÌÂÂÂrio que ajudasse o eleitor a identificar corretamente os principais nomes na disputa para o Governo de São Paulo, que certamente serão ainda mais conhecidos daqui para frente. Com isto, pudemos medir o impacto das uÌÂÂÂltimas notiÌÂÂÂcias envolvendo o governador, e tambeÌÂÂÂm equilibrar mais acertadamente os resultados entre os pré-candidatos jaÌÂÂÂ conhecidos e os menos conhecidos”, explica o CEO da Vertude, Ricardo Brasil, que comparou este último desempenho dos pré-candidatos com os outros levantamentos para uso interno que vem realizando.
O Instituto Vertude ficou conhecido por apontar, 30 dias antes da eleição para prefeito de São Paulo, que o então candidato João Doria tinha condições de vencer no primeiro turno, enquanto os demais o colocavam em terceiro lugar.