Cidades

Após reportagens, força-tarefa inibe comércio ambulante ilegal no Centro

A ação conjunta de fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar, conseguiu reduzir de maneira significativa a presença do comércio ambulante irregular no Centro e deixar o Calçadão da rua D. Pedro II livre para o trânsito de pedestres. Isso só ocorreu após várias reportagens publicadas pelo GuarulhosWeb e outros veículos sobre a situação. 
 
Tanto a D. Pedro II quanto as ruas do entorno estão sendo monitoradas e ocupadas por agentes desde as primeiras horas da manhã a fim de evitar que os ambulantes irregulares se instalem no local. A tática empregada pelos fiscais da SDU, guardas civis e policiais militares é de evitar o confronto, o que tem se mostrado eficaz e desestimulado os ambulantes ilegais a permanecerem nos pontos escolhidos para prática irregular.
 
O resultado é que o Centro está mais acessível, as ruas menos obstruídas e mais seguras tanto para os comerciantes licenciados quanto para os consumidores. Quadro bem diferente do apresentado até a semana passada, quando o cenário era o de ruas tomadas por ambulantes, com barracas, lonas e toalhas estendidas sobre o piso, repletas de produtos sem comprovação de origem – com grande risco aos consumidores.
 
Embora o foco dessa força-tarefa não seja o de realizar apreensões, elas têm acontecido: de sexta-feira (16) até a última quarta-feira (21), milhares de produtos foram recolhidos, entre pen drives, meias, cintos, bonés, óculos, calçados, roupas, CD’s, DVD’s, brinquedos, produtos alimentícios, entre outros itens.
 
Monitoramento
 
Segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), uma rede organizada vinha atuando no Centro da cidade. Veículos chegavam por volta das 7h30 trazendo olheiros, seguranças, comerciantes ilegais (inclusive imigrantes) e produtos sem comprovação de origem. A estratégia do grupo era chegar cedo para ocupar todos os espaços e dificultar a ação dos agentes da fiscalização.
 
A observação do comportamento dos ambulantes ilegais resultou numa ação planejada da força-tarefa formada pela SDU, em conjunto com os comandos da GCM e Policia Militar. Esse trabalho de inteligência permitiu o levantamento da rotina dos ambulantes irregulares (em número de 90), agindo na região Central todas as quintas e sextas-feiras e quase dobrando aos sábados (quando foram monitorados 170).
 
Ainda na tentativa de manter a atividade ilegal, um grupo organizou uma ‘feirinha da madrugada’, na segunda-feira (19). A força-tarefa, todavia, se antecipou ao evento e, numa ação conjunta, conseguiu apreender as mercadorias.
 
As ações seguirão no na região central por tempo indeterminado.

Posso ajudar?