Depois de provocar reações adversas em 40 animais, entre cães e gatos em 2010, e ter sido suspensa no ano passado em todo o país, começou ontem a campanha para imunizar os animais contra a raiva em Guarulhos. A nova vacina, adquirida no Laboratório Merial, foi amplamente testada, tendo sua segurança comprovada, e estará à disposição da população até o dia 12 do mês que vem.
De acordo com o Ministério da Saúde, que é o responsável pela distribuição das doses em todo o estado, o processo de produção das vacinas foi aperfeiçoado. Contudo, muitos moradores ainda se sentem receosos com relação à aplicação nos animais.
"A vacinação é muito importante e acredito que seja o mais certo a fazer, por isso trouxe meus cachorros, porém espero que não ocorram os mesmos problemas da última vez e não prejudique os animais", afirmou Marcelo Soares, dono de dois cachorros.
A Prefeitura estima imunizar cerca de 161.923 animais, sendo 127.314 cães e 34.609 gatos. Segundo a Secretaria de Saúde, devem ser vacinados todos os animais acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas em gestação e que estejam amamentando.
A pasta orienta, ainda, que para evitar acidentes, é importante que o animal seja conduzido por um adulto, com coleira e guia. Aqueles com comportamento agressivo e os de grande porte devem ser levados com focinheira. Além disso, aqueles que receberão a dose pela primeira vez devem tomar o reforço depois de um mês.
A relação completa, com os endereços e horários de funcionamento dos locais de vacinação, pode ser obtida no site da Prefeitura, www.guarulhos.sp.gov.br. Em caso de reação alérgica ou surgimento de qualquer sintoma, a pessoa deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 2436-3666.